quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A História do Sergipano José Percílio e seu Parque dos Falcões


Sergipano constrói santuário para 300 aves
Conheça a história do sergipano que abriu mão da vida em prol das aves.
Tito tem 27 anos e Percílio que tem 34 anos cuida de mais de 300 aves.

Por Fredson Navarro

Até os 6 anos de idade, o sergipano José Percílio era uma ‘criança normal’, estudava, brincava com os vizinhos, familiares e colegas da escola, em Itabaiana, sua terra natal, município localizado na região serrana de Sergipe. Na década de 80, Percílio encontrou uma ave Carcará (Caracara plancus) morta perto da sua casa, ficou sensibilizado com a situação e tentou reanimá-la fazendo ‘cafuné’ em sua barriga, neste momento percebeu que havia um ovo dentro daquela região.

Percílio abriu a barriga do falcão com uma tesoura, retirou o ovo e depois de 28 dias sendo chocado por uma galinha, nasceu Tito, seu primeiro grande amigo. Hoje, Tito tem 27 anos e Percílio que tem 34 anos cuida de mais de 300 aves, entre gaviões, falcões, corujas, socós-boi, pombos, patos e galinhas.

“Quando encontrei a ave morta pensei que fosse um pato e fiquei muito triste com a sua morte, mas feliz ao encontrar um ovo dentro dela, encontrei uma esperança e Tito nasceu no dia 25 de agosto de 1984, data que completei sete anos, ele foi o meu presente de aniversário”, recorda.
O amante das aves revela que com Tito, aprendeu a se comunicar com as aves. “A gente foi se conhecendo e eu aprendi que ele me dava de volta tudo o que eu lhe oferecia, se eu dava carinho, ele me retribuía. A gente colhe tudo o que planta. As aves são muito inteligentes e sensíveis. É uma relação de amizade e respeito. Abri mão da minha vida para cuidar dos animais. Nunca fui a uma balada, vivo por eles”.

Depois de Tito, Percílio ganhou uma coruja, uma ave de rapina, um gavião e prometeu a si mesmo que nunca iria comercializar aves. “Hoje cuido de mais de 300 aves, distribuídas em 29 espécies. É necessário muito amor e dedicação. A gente se comunica, conheço cada um pelo nome e sempre que eu os chamo, sou atendido. Todos os dias passo na gaiola de cada um, faço cafuné e converso com eles. Quando eu chego de viagem, todos começam a gritar. Quando estou triste eles percebem e vêm me dar carinho”, orgulha-se.
Ao som do apito ou da própria voz do treinador, os rapinantes simulam ataques a presas imaginárias. Cada ave realiza um treinamento individualizado, levando em consideração tanto as habilidades da espécie como as necessidades e os objetivos traçados para cada indivíduo.

Muitas aves chegam ao parque machucadas ou aleijados e recebem toda atenção de Percílio. O parque tem conseguido resultados excepcionais de reprodução em cativeiro. Os filhotes são treinados, usados em filmes e para reprodução, muitos são inseridos na natureza.

Com o objetivo de proteger as espécies de aves de rapina que habitam o céu brasileiro, Percílio transformou o seu viveiro particular no Parque dos Falcões que se tornou uma referência mundial no manejo, reprodução e reabilitação desses animais, acumulando um grande conhecimento sobre o seu comportamento. O parque está localizado a aproximadamente 45 Km de Aracaju, na entrada da Serra de Itabaina. Já conhecido por muitos turistas, estudantes, biólogos, e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, o Instituto é um dos poucos locais do país com autorização do Ibama para a criação dessas aves em cativeiro. Percílio recebe todos com muito carinho e atenção.

Percílio já foi ao Domingão do Faustão e Programa do Jô, na Rede Globo, além de receber a equipe do programa Mais Você, de Ana Maria Braga no parque.

O Parque dos Falcões é aberto ao público das 08h às 11h e das 13h às 16h. O valor por pessoa é de R$ 15, e as visitas devem ser agendadas nos telefones: (79) 9962-5457 / 9131-3496 .

Do G1 SE (27/01/2012).
...............................................................
Percílio apresenta seu primeiro grande amigo, o falcão Tito
Foto: Denise Gomes/G1 SE.

Postagem original na página do Facebook/Minha Terra é SERGIPE, em 29 de Julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário