sábado, 3 de novembro de 2012

Ibarê Dantas Como Presidente do IHGS


Vida & Obras de Ibarê Dantas

"José Ibarê Costa Dantas nasceu em 1939, na cidade sergipana de Riachão do Dantas, filho dos latifundiários David Dantas de Brito e Miralda Costa Fontes. Teve sua formação pré-universitária dividida entre Bahia e Sergipe, alternando entre as instituições Colégio Maristas, na cidade de Salvador e Jackson Figueiredo em Aracaju. Logo após se formar, ingressou na Universidade Federal de Sergipe, no ano de 1965,cursando Direito e percebendo sua falta interesse neste curso, depois de dois anos, optou pela graduação em História.

Ibarê fez mestrado em Ciência Política na UNICAMP, onde engrandeceu seu vasto conhecimento nesse campo, contribuindo assim na sua pesquisa sobre política sergipana, tema abordado em várias de suas obras. Voltando para a sua atuação na UFS, foi fundador do núcleo de Pós-graduação em Ciências Sociais, que hoje se transformou em Mestrado e Doutorado em Sociologia.
Apesar do interesse na política, o historiador sergipano não participou ativamente de nenhum partido em toda a sua vida, porém teve contato e simpatia com alguns partidos, sendo eles o PT e PSDB.

Vale ressaltar como importante em sua carreira a sua participação no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE) como presidente,atuando como tal durante os anos de 2003 a 2010. Uma de suas maiores contribuições enquanto presidente do Instituto foi o início da digitalização dos documentos ali catalogados, facilitando assim, tanto a acessibilidade dos pesquisadores quanto a conservação dos documentos, esses por vezes frágeis demais para o manuseio. Ainda no primeiro ano de sua gestão, o uso de luvas para o contato com títulos frágeis se tornou obrigatório e o de máscaras, opcional.

...Ibarê Dantas continua o seu trabalho intelectual no estado de Sergipe, sendo ele vice-presidente do IGHSE. O historiador foi reconhecido e homenageado por sua grande contribuição a sociedade sergipana com o Título de Doutor Honoris Causa(UFS), sendo assim contemplado uma grande personalidade do nosso cenário intelectivo". *

* Texto e foto reproduzidos do blog mayaramonteiiro.blogspot/Mayara Monteiro Santos.

Postagem original na página do Facebook/Minha Terra é SERGIPE, em 12 de Julho de 2012.

2 comentários:

  1. É eu e Murilo Mellins, dois saudosistas de Aracaju de ontem, um tempo sem malícia e dias sadios. Eu gostei da Atalaia dos anos 60 e hj não sinto um pingo de graça. Parece até q a cerveja e o carangueijo era mais saboroso. É aquele dizer de Murilo no seu livro: ARACAJU, COMO VI E VIVI é uma saudade q corroi o coração da gente. Murilo tbm gostou mais da Atalaia daqueles tempos, dos anos 60 p,ra traz do q hj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente era um tempo bom, onde todos se conheciam...Obrigado Milton por seu comentário.

      Excluir