quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Eronildes Ferreira de Carvalho

Eronildes Ferreira de Carvalho *

"Nasceu no povoado de Canhoba, município de Propriá, no dia 25 de abril de 1895, sendo seus pais Antônio Ferreira de Carvalho e Balbina Mendonça de Carvalho.
Realizou os estudos iniciais em Maceió (Alagoas), no Colégio 11 de Janeiro e no Liceu Alagoano.
Em março de 1911, matriculou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, sendo por ela diplomado em 20 de dezembro de 1917, quando defendeu tese sobre “O Ópio na Terapêutica Mental”.
Estudante, foi auxiliar de laboratório da cadeira de Terapêutica Clínica, interno do Hospício São João de Deus, diretor da Beneficência Acadêmica, auxiliar da clínica hospitalar do Prof. Antônio Borja e membro da Sociedade Médica dos Hospitais da Bahia.
Formado, foi nomeado, interinamente, Diretor Geral de Higiene e Saúde Pública do Estado de Sergipe e dirigiu diversos serviços de profilaxia durante a epidemia de gripe espanhola (1918).
Em 2 de janeiro de 1919, foi nomeado diretor interino do Posto de Assistência Pública do Estado de Sergipe e em 18 de fevereiro de 1920 foi Inspetor Médico Escolar.
Em 23 de fevereiro de 1923, após concurso, foi nomeado médico do Corpo de Saúde do Exército e destacado para servir na cidade de Bela Vista, no Estado de Mato Grosso.
Em 16 de outubro de 1920 foi transferido para Aracaju e em 1935 foi eleito indiretamente Governador Constitucional de Sergipe.
Como Governador, construiu os prédios da Biblioteca Pública, do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, do Palácio Serigi e do Hospital de Assistência a Psicopata e ampliou o Hospital de Cirugia.
Faleceu no Rio de Janeiro, onde tinha um cartório".

*Foto e texto reproduzidos do Blog: medicosilustresdabahia.blogspot

Postagem original  na página do Facebook/Minha Terra é SERGIPE, em 21 de Novembro/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário