terça-feira, 7 de julho de 2015

Tesouros de Frei Paulo





Publicado originalmente no Facebook/Carlos Magno Andrade.

Tesouros de Frei Paulo.
Por Carlos Magno Andrade.

A cidade além de seus campos verdejantes, que se descortinam para o norte e o sul, possui outras belezas. Um patrimônio arquitetônico neo clássico, que remota ao século 18, são casarios suntuosos , mas também outros mais modestos. Prédios com vergas em estilo mourisco e outros dotados de platimbandas muitos que trazem gravados o ano em que foram construídos. A praça da matriz onde , imponente se destaca a catedral do sertão, erguida por esforços dos nossos antepassados, capitaneados pelo cônego português Antônio Leal Madeira que por 20 anos foi o vigário de Frei Paulo. Até mesmo o sino dessa belíssima igreja, de alto valor histórico, é uma peça original, rara e de relevante valor cultural, temos um pátio onde são realizadas quermesses e festas religiosas. Frei Paulo lembra o Brasil Colonial. Alí na praça da matriz, se concentram as mais belas casas, algumas em estilo neo-gótico. Outras lamentavelmente foram demolidas ou descaracterizadas, causando danos ao nosso patrimônio histórico. Mas para a grata surpresa, temos preservado os mais belos exemplares de casas que enche nossa cidade de beleza impar e nos remete a um passado de honra e gloria.

A casa do Sr. Maroto, onde viveu a nossa inesquecível D. Raquel, muito dedicada aos grandes projetos sociais criados e realizados com muito esforço pelo cônego João Lima Feitosa. Esta mesma casa, totalmente preservada, na qual reside D. Berenice, é o mais belo de todos os tesouros que a cidade guarda. Mas existem outras relíquias, as quais as autoridades devem ter a preocupação de preservar doravante. Um exemplo disso são as casas de Totonho Barbosa e também outra que pertenceu a Sinhozinho Barbosa, verdadeiras obras de artes erguidas em pleno sertão que traduzem a prosperidade de tempos em que Frei Paulo se projetou como potência econômica do estado. Seja na pecuária atividade que envolveu homens como Batista Felix, Daniel Paixão, Almiro, Lacerda, Napoelão Emídio, José Vivaldo, Rúbens Andrade, Chiquinho do Sal, João Teles da Costa e Tonho de Santinho, entre tantos outros.

Também a pujante vocação para a produção agrícola revelou riquezas e períodos de muita prosperidade envolvendo homens como Arinaldo de Oliveira, Bado, Paulo Costa, desaguando na industrialização onde destacamos o jovem Carlos Alberto Andrade Bastos. Estamos falando da cultura do algodão que já foi o carro chefe de nossa economia.

A cidade possui uma estrutura moderna, com ruas bem amplas e pavimentadas a paralelepípedo, o que aliado a sua arquitetura e o clima privilegiado do planalto na qual está encravada; entre o agreste e o sertão. Algumas outras casas , mais humildes, mas devidamente preservadas não deixam de ter elevado valor histórico, como a do Sr. Zequinha na Avenida José da Cunha. Outra casa muito bonita era a do Sr Sabino, na rua do cinema. Na mesma avenida que leva o seu nome, onde por muitos anos os grupos jovens ligados à paróquia se reuniam, está a suntuosa mansão onde morou José da Cunha, uma obra de arte em estilo colonial, digna de registro e do tombamento como patrimônio da humanidade.

Aliado a todo esse tesouro , herança de nossos antepassados a cidade possui um povo pacato, trabalhador e forte vocação religiosa onde os princípios morais e éticos são levados em conta. Um povo hospitaleiro que sabe receber com carinho quem nos visita. A Festa de São Paulo que acontece em 30 de junho é a mais bonita de todas as manifestações culturais local. Gente de todos os lugares, vem receber as bênção desse santo padroeiro e cantar o seu lindo hino numa procissão que percorre as principais ruas da cidade. A profecia de seu fundador Frei Paulo de Casanova se fez realidade. Preservar o que é nossos nada mais é que uma obrigação não só das autoridades. A sua conservação, valorização e divulgação tem um potencial de projeção local, regional, nacional e, em casos específicos, mundial, com capacidade de atratividade de diferentes públicos pelos diversos aspectos associados à sua fruição, atendendo à diversificação dos valores associados; de ordem histórica, urbanística, arquitetônica, etnográfica, social, industrial, técnica, científica e artística.

Texto e imagens reproduzidos pelo Facebook/Carlos Magno Andrade.

 Postagem originária da página do Facebook/GrupoMTéSERGIPE, de 27 de junho de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário