quinta-feira, 16 de julho de 2015

Primeiro Congresso de Médicos Escritores, em Teresópolis





Publicado originalmente no Facebook/Lúcio Prado Dias, em 01/06/15.

Primeiro Congresso de Médicos Escritores aconteceu em Teresópolis.

O primeiro encontro nacional de médicos escritores que se tem notícia aconteceu no Rio de Janeiro, mais de perto em Teresópolis, em 1965, ano de fundação da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.

Uma pesquisa vem sendo feita há 10 anos pelo atual presidente da Sobrames - RS, Luiz Soares, no sentido de recuperar os anais desse memorável encontro que reuniu, na oportunidade, 22 médicos brasileiros. As atas das sessões ainda não foram localizadas, mas já se chegou a lista nominal dos presentes, todos eles participantes como conferencistas ou declamadores, segundo informações obtidas.

Entre os presentes o médico sergipano Renato Mazze Lucas, psiquiatra e escritor, militante do Partido Comunista e patrono da Cadeira 32 da Academia Sergipana de Medicina. Outros nomes já confirmados: Eurico Branco Ribeiro(SP), Paulo Mangabeira Albernaz(SP), Arthur Dalmasso, Teresópolis(RJ); Octacílio de Carvalho Lopes(SP), Jorge Ferreira Machado, de Petrópolis, Gláucio Bandeira(PR), Dagmar A. Chaves(RJ); Divaldo Gaspar de Freitas(SP), Ida Laura Ricardo de Salles(SP), Ivolino de Vasconcellos(RJ), José da Conceição Ferraz de Salles(SP), João Carvalhal Ribas( SP), Antonio Paulo Capanema(RJ), Marildo Pires Domingues(SP), Alberto Santana(RJ) e Antonio Sumavielle (RJ).

Com se pode perceber, Mazze Lucas foi o único representante da região norte nordeste do país presente ao acontecimento, pelo menos até onde se foi investigado e descoberto.
A obtenção da histórica lista se deu graças ao obstinado trabalho do sobramista gaúcho, a partir de um relatório do Dr. Eurico Branco Ribeiro, fundador da Sobrames. Ele agora está preparando uma publicação contendo as biografias de cada participante.

Através da colaboração do confrade e sobramista Antonio Samarone, que ocupa a cadeira do Dr. Mazze Lucas e é seu biógrafo, os dados do renomado médico e escritor sergipano estarão sendo repassados para o Dr. Luiz Soares.

Texto e imagens reproduzidos do Facebook/Lucio Prado Dias.

Postagem originária da página do Facebook/GrupoMTéSERGIPE, de 12 de julho de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário