quinta-feira, 16 de julho de 2015

ACESE - Associação Comercial e Empresarial de Sergipe



Trecho de artigo publicado no site da ACESE, em 26 de Setembro de 2012, quando da comemoração de seus 140 anos de fundação.

ACESE - Associação Comercial e Empresarial de Sergipe.

(...) Fundada no dia 26 de maio de 1872, com a iniciativa de grandes homens, liderados pelo português Antônio Martins de Almeida. O movimento associativo no Brasil datava de 1811, quando foi fundada a Associação Comercial da Bahia, seguida de várias outras, estando Sergipe entre as 10 mais antigas do país. Na época Aracaju tinha apenas 17 anos de fundada e possuía pouco mais de 5 mil habitantes e cerca de 50 casas comerciais. Desejavam os empresários redução de tributos, acesso a crédito e melhoria na infra estrutura ferroviária e portuária e por esses motivos se reuniram em uma associação que denominaram de Associação Comercial de Sergipe.

Com apenas 17 anos de diferença da capital, a ACESE foi fundada quando Aracaju despontava no cenário econômico estadual. À época de sua fundação – resultado da atitude de progressistas dedicados às atividades comerciais – Aracaju era habitada por 5.286 pessoas, que ainda viviam das expectativas e angústias de uma cidade em formação. Ao completar 157 anos, Aracaju tem pouco mais de 571 mil habitantes, o que representa um crescimento demográfico de aproximadamente 12 mil %.

Na década de 70 do Século XIX, quando a ACESE despontava no eixo comercial com 25 associados, a capital era uma cidade que contava com quatro praças e 18 ruas por onde estavam distribuídas 1.035 casas, contava apenas com alguns edifícios públicos, 51 casas comerciais, três botecos (antigamente chamados boticas), oito padarias, uma casa de bilhar, dois hotéis e diversas estalagens, quando as atividades comerciais se concentravam na antiga Rua D’Aurora - hoje compreendendo as Avenidas Ivo do Prado, Rio Branco e Otoniel Dórea, mais conhecidas como a rua da Frente -, e das Laranjeiras.

Assim nasceu a nossa hoje ACESE – Associação Comercial e Empresarial de Sergipe que, neste sábado completa exatos 140 anos de história em prol da classe empresarial e da população sergipana. Ao longo desse período, vários foram os momentos de defesa da classe empresarial, desde a saudação feita ao então Presidente da República Washington Luís quando da sua visita para inaugurar o prédio da Associação, em 1926, onde cobrou-se melhorias no Porto de Sergipe, ampliação de estradas e a instalação de uma carteira de redesconto no Banco do Brasil, até mais recentemente na defesa e implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e a sua regulamentação em Sergipe.

Ao longo deste período a ACESE tem marcado presença nos principais momentos da história sergipana, inclusive, naqueles mais difíceis. Exemplo disso foi a atuação da ACESE no período de 1918, por ocasião da dolorosa epidemia da “gripe espanhola”, quando a entidade prestou assistência médica e colaborou no fornecimento de alimentos às vítimas do surto epidêmico. Sobre esse episódio, assim registrou o “Diário da Manhã”: “Ninguém há que, sem praticar a maior das injustiças, possa desconhecer os relevantes serviços prestados espontaneamente pela Associação Comercial Sergipana, no doloroso período da visita que nos fez a influenza espanhola”...

Fonte: Assessoria de Comunicação da ACESE.

Trecho de artigo e imagem reproduzidos do site: acese.org.br


Postagem originária da página do Facebook/GrupoMTéSERGIPE, de 14 de julho de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário