quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Escola de Dança - Studium Danças de Lu Spinelli


Publicado originalmente no Facebook/Linha do Tempo/Mario Resende,
em 7 de novembro de 2014.

O mundo artístico e cultural de Sergipe foi pego de surpresa com o anúncio do possível fim da Escola de Dança Studium Danças. Fruto do valor, da persistência, da perseverança, competência, do amor a arte da sua fundadora, a professora Lu Spinelli, a escola de Dança mais antiga de Aracaju, após quatro décadas e meia, pode encerrar suas portas nesse ano de 2014. E não o fará por falta de alunos, de prestígio e respeito na sociedade aracajuana. Conforme palavras de Lu: "chegou a hora!". Mas o que será das horas nessa cidade sem a presença do mais intenso e longevo instituto cultural, ligado a arte da Dança, quando definitivamente ocorrer o seu fim?

Lu chegou em Aracaju ainda uma menina moça, lá pelo início dos anos 70. Na cidade plantou e colheu seus frutos, viveu seus amores, formou sua família, angariou uma multidão de fãs. É uma professora respeita e competentíssima, da qual orgulhosamente fui aluno. Se constituí numa Barsa sobre a Dança no mundo e no Brasil. Ainda não consigo imaginar a cidade de Aracaju sem a sua mais antiga Escola de Dança. Enquanto a ficha vai caindo, homenageio Lu Spinelli com um poema de Edimilson Pereira, um poeta mineiro, em versos do poema intitulado: “O que danças?”

“Um corpo se não diz a que veio/ não nos interessa./ Ainda que resuma a noite em sol, Não vale mais que ímã para os rastros./ Porém, se erra entre vizinhos e estrangeiros/ é um caniço para toda música – a cicatriz desse corpo são os ofícios que aprende”.

“Um corpo, se não diz a que veio não veleja em outro, /ainda que resuma o dia em lua, /não vale mais que um asilo para os rastros. (...) Um corpo que diz a que veio /erra entre os vizinhos e os nômades/ é um caniço para toda música”.

Que a professora Lu Spinelli continue, em Aracaju e no mundo, com seu corpo-arte-vida--dança, inspirando a humanidade e sendo música para os ouvidos dos que amam a dança!

Texto e foto reproduzidos do Facebook/Mario Resende.

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, de 12 de novembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário