sábado, 22 de novembro de 2014

José Roberto Santos, conhecido como Beto Pezão

Obra do artesão: Beto Pezão
Técnica/material: Cerâmica - Argila Terracota
Descrição: Peça feita de argila terracota
Fonte: nailsondeoliveiramoura.blogspot

José Roberto Santos, conhecido como Beto Pezão, nasceu em 11 de dezembro de 1952 em Santana do São Francisco (SE), antiga Carrapicho, onde viveu até os 19 anos. O apelido deve-se a uma característica marcante em seu trabalho: suas esculturas possuem os pés grandes. Segundo ele, algumas imagens careciam de estabilidade, por isso alongou os pés para aumentar a sustentação.

Sob a influência do pai, que também era escultor e trabalhava com argila, com seis anos de idade Beto já fazia suas primeiras peças e aos nove já as comercializava na feira. Mas seu estilo só se tornou conhecido a partir de 1972. Inicialmente foi bastante criticado por seu pai que, ao ver pela primeira vez, perguntou-lhe se se tratava de uma doença. Embora tendo ficado bastante desapontado com as críticas, não desanimou e logo percebeu que o seu trabalho tomava um novo rumo. O seu estilo não demorou muito a ser aceito pelas pessoas e divulgado pela mídia como obra de arte.

Dos suaves movimentos de suas mãos surgem preciosas peças. Modeladas no barro e com traços marcantes retratam a vida do nordestino ou são imagens sacras. São únicas e fazem parte do acervo de colecionadores do mundo inteiro.

Texto e imagem reproduzidos do site: artesanatosustentavel.com.br

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 20 de novembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário