quarta-feira, 15 de maio de 2013

Pioneiro da Arqueologia em Sergipe: José Augusto Garcez.


Memorial de Sergipe/UNIT

Sala
Arqueologia: José Augusto Garcez.

Na Sala da Arqueologia, temos um destaque da contribuição do Arqueólogo sergipano José Augusto Garcez (1918-1992). Natural do município de São Cristovão, Garcez exerceu a profissão de Jornalista, Escritor e Arqueólogo, mesmo sem ter obtido formação de nível superior. Esteve vinculado a quinze instituições culturais em todo País. Os achados de Garcez trouxe importante contribuição à pesquisa arqueológica e paleontológica do Estado, compõe a segunda sala do Memorial de Sergipe.

Dentre as suas peças podemos destacar a Igaçaba, uma urna funerária encontrada no sítio de Itabaiana, onde o corpo dos indígenas eram depositados após o falecimento. Além da intitulada pré-história, a exposição de Garcez possui adornos, indumentárias e artefatos que referenciam os índios brasileiros. Fragmentos de cerâmicas lisas e decoradas, encontradas nas escavações realizadas pelo próprio Garcez.

Ainda na sala da arqueologia, é possível visualizar um painel do município de Canhoba (SE), plotado na parede, onde destaca-se a Preguiça Gigante, que viveu em Sergipe há cerca de 10 mil anos. Encontra-se em destaque nas vitrines, não só os fragmentos ósseos da Preguiça gigante, é possível visualizar fragmentos ósseos da arcada dentária de um Mastodonte Brasileiro, paquiderme similar ao elefante. O Mastodonte possuía peculiares e enormes marfins e pelugem densa. Foi datado no mesmo período da Preguiça Gigante.

Encerrando a visitação à fabulosa sala da Arqueologia, ainda é possível observar a exposição aberta de animais marinhos fossilizados, como o dorso de um Espadarte – peixe de água salgada, similar ao peixe-espada, que teria habitado o litoral sergipano há milhares de anos, vértebra de baleia jovem, e o fóssil de um cefalópode (molusco).

Texto e foto reproduzidos do site: ww3.unit.br/memorialdesergipe/acervo/arqueologia-jose-augusto-garcez/

Foto: Suyan Dionizio
Igaçaba – Urna Funerária

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 14 de maio de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário