quarta-feira, 15 de maio de 2013

Centro de Memória Lourival Baptista.


Centro de Memória Lourival Baptista.
Publicado por Suyan Dionizio.

A preocupação com a preservação da memória cultural de nosso Estado já se tornou uma prática constante da Universidade Tiradentes. O Centro de Memória Lourival Baptista é mais uma prova disso, colocando à disposição da sociedade sergipana a vida e obra desse eminente homem, médico e político.

Fenômeno contemporâneo, os Centros de Memória são, além de espaços de preservação, centros dinâmicos estimuladores da reflexão acerca do fazer histórico. Nessa perspectiva , o Centro de Memória Lourival Baptista tem por objetivo revitalizar a memória política de nosso Estado, a partir dos anos 1940 aos nossos dias, através da divulgação e preservação do acervo de um dos mais notórios homens públicos da história de Sergipe e do Brasil, Sr. Lourival Baptista.

Na sua residência, em São Cristovão, encontramos seu acervo, organizado por ele mesmo, com a intenção de mostrar e registrar a todos, amigos e convidados, a trajetória de sua vida. Esse acervo é constituído, principalmente, por fotografias, mobiliário, pinturas, diplomas e medalhas, bem como documentos que abrangem a história político-administrativa desde que foi Deputado Estadual, Prefeito de São Cristovão, Deputado Federal, Governador de Sergipe, e eleito três vezes Senador por nosso Estado, atuando, no cenário político brasileiro, desde a década de 19, até os anos 90.

A FORMAÇÃO

Aos 03 dias de outubro de 1915, em Sítio do Meio, município de Entre Rios, Bahia, nasceu Lourival Baptista.

Lourival ingressa no Primário da Escola Jesus Maria José (Alagoinhas-BA) e, no Ginásio Ipiranga (Salvador-BA) e depois, no Secundário, no Colégio Antônio Vieira. Forma-se pela Faculdade de Medicina da Bahia, em 1942, prestando residência no Serviço Médico do Exército, como médico R2, e na própria Faculdade.

A FAMÍLIA

Em novembro de 1943, Lourival Baptista casa-se com a Srª Hildete Falcão Baptista e, já médico em São Cristóvão, constitui, em Sergipe sua família. Tempos depois, vem a primeira filha, Adnil Falcão Baptista, a primogênita de 4 irmãos: Francisco da Costa Baptista Neto, Lourival Baptista Filho e Angelina Falcão Baptista.

SERGIPANO DE CORAÇÃO

Nacido em Entre-Rios, Bahia, Lourival Baptista chega ao nosso Estado em 1943, constituindo aqui a sua família, adotando Sergipe como seu lar. Médico, formado pela Universidade Federal da Bahia, vem exercer a profissão na cidade de São Cristóvão. Sua atuação, entretanto, não fica restrita ao exercício da Medicina, tornando-se mais tarde Deputado Estadual (1947-1951) e em seguida, Prefeito da Cidade de São Cristovão (1951-1954). É eleito Deputado Federal por nosso Estado (1959-1962 e 1963-1967), e em 1966, assume o Governo do Estado de Sergipe sendo, logo em seguida, eleito Senador em 1970, permanecendo no Senado por 24 anos.

Tanto como legislador quanto administrador, sua atuação política foi caracterizada pela ênfase no trabalho e no progresso, sendo a ele atribuído o título de “O Realizador”. Tendo como lema de ordem “Pacificação e Desenvolvimento”, seu mandato, enquanto governador, por 3 anos, 3 meses e 14 dias, foi marcado com inúmeras realizações de grande porte para Sergipe, como o Estádio Estadual Lourival Baptista – o Baptistão, o Edifício “Estado de Sergipe” e o “Tribunal de Contas”, além da instalação da Petrobrás e do Centro Universitário. Promoveu, ainda, a eletrificação do interior do Estado, aberturas de estradas, construção de hospitais e maternidades, além de inúmeras escolas rurais. Durante seu governo, Sergipe cresceu, evidenciando sua política progressista através de benefícios que testemunham a importância de Lourival Baptista enquanto homem público para o nosso Estado.

Em 08 de março de 2013, aos 97 anos, falece Lourival Baptista, em Brasília.

Acervo: Memorial de Sergipe/UNIT/Centro de Memória Lourival Baptista
Foto e texto: reproduzidos do site ww3.unit.br/memorialdesergipe

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 14 de maio de 2013.

Um comentário:

  1. Prezados Senhores,
    Quero contactar com algum descendete de Lourival da Costa Baptista.
    Motivo estou atualizando a arvore Geneologia da Familia Baptista Bernardes.

    Tenho a certeza absoluta que o Costa Baptista que faço parte são de Entre Rios/ Conde.

    o antepassados mais importante são D. Thereza da Costa Baptista casou-se com Gabriel Bernardes.

    Tiveram diversos filhos que foram estudar em Salvador.

    Minha Bisavó chamava-se Maria da costa Baptista .

    Também sei que os Ex-Governador da Bahia Severino Viera eram parentes próximos.


    Portanto serei muito grato com esta aproximação.

    Atenciosamente,

    PAULO R BERNARDES
    EMAIL ; paulber.auditor@gmail.com
    071 996258221 (zap)

    ResponderExcluir