quinta-feira, 2 de maio de 2013

Início do Século XX em Itabaiana


Início do Século XX em Itabaiana

Estamos em Itabaiana no início do século XX. O governador do Estado de Sergipe é Josino Menezes.

As ruas de Itabaiana não tinham calçamento e ainda eram mal cuidadas. As autoridades competentes nada faziam por Itabaiana. Se existia alguma pequena obra ou benfeitorias, eram por iniciativa do povo. Como por exemplo, o Açude Velho foi construído pela própria população. Esse açude citado, localizava-se onde hoje é o Bairro que usa seu próprio nome, o Bairro Açude Velho.

Essa maneira de agir, não esperando que as coisas aconteçam, que caiam do Céu, sempre foi e ainda é uma característica marcante do itabaianense. Existiam outros reservatórios públicos de água: Tanque do Povo ( Mercadão), Pedreira (Rua José Cizino de Almeida, a aproximadamente 70 m da conhecida “Bodega de Belizário”) e o Taque da Sta. Cruz (Oficina São Carlos, na área de lazer).

Existia em Itabaiana um engenho de açúcar a vapor e seis a tração animal, e diversas fábricas de descaroçar algodão. Tinham quatro escolas de ensino primário, com um total de 166 alunos matriculados, e uma freqüência em torno de 70 %.

Cidades como Estância, Laranjeiras, Maruim, Rosário do Catete, Lagarto e Capela já possuíam hospitais, e Itabaiana, mesmo tendo o médico Dr. Manoel Baptista Itajahy residindo no município, e líder político, apenas sonhava com a tal casa de saúde.

Foi no início do século passado que nasceram filhos itabaianenses que se tornaram bastantes conhecidos em nosso município: Os irmãos “Toinho do Bar” e “Olímpio Grande”, o primeiro tornou-se “braço direito” de Manoel Teles, líder maior do PSD; o segundo tornou-se “braço direito de Euclides Paes Mendonça, líder maior da UDN, e que era pai do atual vereador “Vado de Olímpio Grande”. O curioso sobre os dois irmãos, era que os laços sanguíneos que os uniam, eram bem maiores que suas divergências políticas. Nasceram também Filomeno, Zé Gordinho, Etelvino Mendonça, João do Volta, Lau Alfaiate, e outros.

Como vê, nossa Itabaiana no início do século xx, ainda era uma cidade insignificante. Pesquisa: A República Velha em Itabaiana/Vladimir Souza Carvalho, Aracaju(SE) – Fundação Oviedo Teixeira, 2000.

Por Bladock - Itabaiana e sua história

Foto e texto reproduzidos do site: itnet.com.br/materia-9048


Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, 26 de fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário