segunda-feira, 13 de maio de 2013

Artista Plástico Sergipano - Felix Mendes (1944 - 2013)


Artista Plástico Sergipano - Felix Mendes (1944 - 2013)

Nascido na cidade de Estância, Félix Mendes Rodrigues morava há muitos anos na rua Siriri, onde criou, na década de 1980, o Forró e o Natal da rua Siriri. Com trabalhos expostos em vários Estados do Brasil e países da América Latina, Félix Mendes, segundo Luiz Adelmo, diretor da Galeria de Arte Álvaro Santos, foi o primeiro artista naïfsergipano.

“Embora tenha despertado seu dom no Rio de Janeiro, nunca deixou de ser sergipano (declarado). Aproveitou sua arte para espalhar nosso folclore e festas populares em cartões postais. Foi secretário de cultura de Estância, na primeira administração do prefeito Carlos Magno e, este ano, o XXII Salão dos Novos o homenageou como patrono. Na semana passada, o atual prefeito de Estância, Carlos Magno me disse que o São João da cidade também o homenagearia. Numa terra de tantos talentos, Félix Mendes é mais uma estrela que se vai, mas deixa uma história e uma obra de muito brilho”.

Além de artista plástico, Félix Mendes era compositor, particularmente de forró, com muitas das suas composições interpretadas por cantores sergipanos. Ele foi o grande responsável pela divulgação do São João de Sergipe, trabalhando nas redes de TV cobrindo os festejos da sua cidade natal. O estanciano chegou a levar para Copacabana, no Rio de Janeiro, os barcos de fogo e a guerra de espadas da sua cidade.

Diversos painéis de sua autoria podem ser apreciados em agências do Banco do Nordeste do Brasil.

Trecho extraído de publicação do jornaldacidade.net
Quando de seu falecimento em 13/04/2013.
Foto: Divulgação.

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 3 de maio de 2013.
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=585547294797722&set=o.259696634059007&type=1&theater

Nenhum comentário:

Postar um comentário