quarta-feira, 17 de abril de 2013

Ronaldo Gomes de Oliveira, CAÃ, filho do artista J.Inácio.


Ronaldo Gomes de Oliveira, CAÃ, filho do artista J.Inácio.

Dentro de uma família de pai andarilho, em 1953, nasceu Ronaldo Gomes de Oliveira, carioca fora da gema, como brincam alguns colegas. E somente nascera no Rio de Janeiro, ainda assim no estado, pois cidade natal lhe fora a pacata, graciosa e interiorana Nova Iguaçu daquele tempo. Clima ensolarado, cidade calma, pouco condizente com a inquietação mental de seu pai, porém agradável a família e útil, pois naquela década, Nova Iguaçu era uma cidadezinha com fluxo rodoviário tranqüilo, o qual permitia José Inácio, pai de Caã, trabalhar com pinturas em telas, assim como produzir caricaturas para particulares, na grande Rio.

Passados seis anos, sua família aumentou, nasceu seu único irmão Roberto Gomes de Oliveira. Irreverente, apaixonado por música popular brasileira e valsinha, assim como pela arte pictórica. Segundo Caã e suas irmãs Railda e Ruth, “uma intoxicação química abreviou a vida deste irmão que, certamente viria a ser mais um expoente na arte pictórica de Sergipe. ” Também é correto afirmar que antes de tudo, foi um companheiro marcante durante a puberdade de Caã. Foi com ele que a artista se declarou estar apaixonado pela primeira vez e descreveu como foi seu primeiro beijo com a sua primeira namoradinha.

Em 1960, com quatro filhos, Nova Iguaçu se modernizando e a esfera trabalhista no Rio ficando conturbada pelos maus presságios sócio-políticos, José Inácio, muda-se com sua família para Salvador. Neste ano, Caã ganha mais uma irmã: Ruth, a caçula do casal “José Inácio e Dona Núbia”. Mas ao mesmo tempo, Belizana, sua irmã mais velha, fica no Rio de Janeiro e vai aos poucos tendo independência da família e resolve permanecer definitivamente naquela cidade, onde reside até os dias de hoje.

Em 1961, novamente sua família se muda, destino: Salgado, Estado de Sergipe.

Para melhor comodidade e tentar conciliar lar e atividades pictóricas do pai, no final de 1962, Caã fixa residência, com seus familiares, em Aracaju.

Ronaldo adorava pintar o cotidiano, as ruelas próximas de sua residência e principalmente, pessoas e ônibus em movimento, os saudosos chorões amarelos. Mais devida a aversão da hipótese de um filho vir a ser pintor, José Inácio insistia em menosprezar o talento já nato de Caã, além de mencionar várias vezes que todas as crianças rabiscavam aquelas figuras o que o impedia de lidar com materiais mais adequados à registrarem a qualidade de seus feitos. Mesmo assim, chamaram à atenção do artista plástico Raimundo Vieira, o amigo que se tornou o forte incentivador profissional de Caã.

Ainda no fervilhar da adolescência, a vida subtrai de Caã grande dose de afeto, meiguice e carinhos advindos de sua mãe que falece em 1968. Em suas descobertas e auto-afirmações à época, decide experimentar cada vez mais suas potencialidades artísticas, assim como crendo que estas já lhe serviriam como o ganho principal para o seu sustento, uma vez que era sua mãe que o deixava mais protegido, já que ela era a responsável pelo equilíbrio das finanças domésticas.

Eis que em 1972 decide ir morar sozinho na Atalaia Nova, lugar onde se sentiu em total liberdade em produzir experimentos artísticos que o satisfazia; o lugar onde o artista começa a assinar Caã em suas telas. Ronaldo que pronunciara já nascer pintando, se descobre Caã, nome escolhido por ele, atribuindo amar a natureza e a paz que se proporciona estar diretamente com ela, e a vontade de fixar as cores destas emoções em alguns lugares. Detalhe este muito bem experimentado pela tribo indígena dos Caãs, que usam lamas e areias para projetar em pinturas momentâneas em pedras e em seus corpos, às margens do rio. Pinturas que flagram o vôo de pássaros, o pôr-do-sol, o brilho do sol sobre os cabelos dos índios...

Em 1973, numa temporada de veraneio, conhece mestre e artista plástico Eurico Luiz, muito importante quanto à inclusão do nome artístico Caã no domínio público.

Foto e texto reproduzidos do site: caa.art.br/caa.htm

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 8 de abril de 2013.

3 comentários:

  1. gostaria de saber aonde encontro obras de caâ em aracaju sergipe

    ResponderExcluir
  2. é que tenho uma pintura que foi de meu pai e quero ver outras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ramses, procure informação na Galeria Alvaro Santos, no Parque Teófilo Dantas, no centro da cidade de Aracaju/SE.

      Excluir