terça-feira, 9 de abril de 2013

Vem aí o Espaço Zé Peixe, no Antigo Hidroviário, em Aracaju

Foto: Maria Odília/Arquivo JC.

 Foto publicado pelo Jornal da Cidade.Net, em 24/08/2012, reportagem de Wilma Anjos

Publicado pelo Jornal da Cidade.Net, em 24/08/2012

Antigo Terminal Hidroviário será transformado em Espaço Zé Peixe

O novo espaço contará com um memorial e um monumento homenageando “Zé Peixe”, um terraço com espaço de contemplação com vista para o rio Sergipe, um café, um restaurante e espaço para lojas comerciais e serviços.

O governador Marcelo Déda discutiu com o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, os últimos detalhes do projeto que vai adequar as antigas instalações do Terminal Hidroviário, no Centro, para que o espaço seja transformado numa estrutura de atração turística homenageando o célebre prático José Martins Ribeiro Nunes, o “Zé Peixe”, falecido recentemente.

Com esta ação, o Governo do Estado oferecerá mais um equipamento turístico na região central de Aracaju, aliando-se a importantes pontos de atração como os mercados municipais, a Orla do bairro Industrial, o Palácio-Museu Olímpio Campos, e o Museu da Gente Sergipana.

“A Prefeitura Municipal de Aracaju está restaurando o antigo prédio da Alfândega (na praça General Valadão) e agora, com objetivo de valorizar a paisagem do rio Sergipe, estamos autorizando a construção do Espaço Zé Peixe”, afirmou o governador, ao destacar a importância de estruturar, do ponto de vista turístico, o Centro da capital.

Contemplação

O novo espaço contará com um memorial e um monumento homenageando “Zé Peixe”, um terraço com espaço de contemplação com vista para o rio Sergipe, um café, um restaurante e espaço para lojas comerciais e serviços.

“Este espaço preservará a memória e homenageará um dos heróis populares de Sergipe, o prático Zé Peixe, recentemente falecido. Zé Peixe foi um sergipano que teve uma relação quase que orgânica com o oceano e com o rio Sergipe. A sua coragem e o seu destemor somavam-se ao seu amor pela natureza”, enfatizou o governador.

A postura de Zé Peixe, ainda segundo Marcelo Déda, representava a coragem do sergipano e um símbolo do amor ao mar, ao rio e a natureza. “Nada mais adequado de que o antigo Hidroviário, colado às margens do rio Sergipe, eternizar a memória de Zé Peixe de forma criativa, arquitetonicamente atraente e culturalmente valorizada”, argumentou.

Ainda segundo o projeto, parte da área interna será decorada com obras de arte, fotografias e pertences que evoquem a memória de Zé Peixe, contando sua história às futuras gerações.

Texto e fotos reproduzidos do site: jornaldacidade.net

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 8 de abril de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário