domingo, 7 de abril de 2013

Sílvio Romero


Sílvio Romero nasceu em Lagarto no dia 21 de abril de 1851. Filho de André Ramos Romero e Dona Maria Joaquina Vasconcelos da Silveira Ramos Romero, fez os preparatórios, no Rio de Janeiro nos anos de 1863 a 1867, no antigo Colégio Ateneu Fluminense. Cursou Direito na tradicional Faculdade de Direito do Recife, colando grau de bacharel em 12 de novembro de 1873.

Em 1874, foi nomeado Promotor Público da cidade de Estância/SE. Em 1875, requereu a defesa de tese, mas devido a um incidente com um dos professores não a procedeu. Foi professor do Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro e um dos fundadores e professor de Filosofia do Direito da Faculdade Livre de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro. Ingressou na política, no Governo de Campos Sales, sendo eleito Deputado Provincial e Federal por Sergipe. No último mandato, foi um dos relatores do Código Civil. Foi nomeado Juiz Municipal e de Órfãos em Parati, Rio de Janeiro e exerceu essa judicatura até 1879.

Escritor, folclorista, historiador, crítico literário, jornalista, poeta, foi sócio-fundador da Academia Brasileira de Letras. Era membro do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, da Academia Baiana de Letras, da Academia Pernambucana de Letras, sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e do Centro Comercial do Porto, sócio-correspondente da Academia de Ciências de Lisboa, do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, do Instituto Histórico e Geográfico de Minas, do Grêmio Literário de Campinas.

Representou o Brasil em várias conferências européias e foi agraciado pelo Rei Dom Carlos de Portugal com a Comenda de São Tiago. Seu nome denomina ruas, praças, colégios, prédios públicos e medalhas culturais em todo o Brasil".

Foto e texto reproduzidos do site do Memorial do Tribunal de Justica de Sergipe.

Fonte: site tjse.jus.br

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, datada de 5 de julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário