terça-feira, 16 de abril de 2013

Exposição - “Marés: Um Olhar sobre Zé Peixe” na Galeria do Sesc

 Rita Peixe, irmã de Zé Peixe, em visita a exposição.


Publicado pelo site sesc-se, em 12/04/13

“Marés: Um Olhar sobre Zé Peixe” na Galeria do Sesc
Por Thaís Guedes (Estagiária)

Com o propósito de resgatar a memória sobre a história que existe por trás do mito, o Sesc apresentou na noite da ultima quinta-feira, 11, a exposição “Marés: Um olhar sobre Zé Peixe”, na Galeria de Arte da Unidade Centro. A mostra tem a produção e curadoria do Trotamundos Coletivo, grupo formado por Alejandro Zambrana, Ana Lira, Arnon Gonçalves e Marcelinho Hora, que desde 2010 vem realizando projetos e fomentando discursões na área da produção fotográfica.

Zé Peixe foi o prático mais conhecido e admirado pelos sergipanos. Ele auxiliava os comandantes a conduzirem as embarcações na entrada e saída dos portos. O que fez do prático uma figura rara foi a maneira como desempenhou seu papel. Ele buscava o navio a nado, enquanto outros profissionais tinham o auxilio de barcos de apoio. E, quando tirava o navio do porto, ao invés de voltar ao barco, ele saltava no mar, realizando todo o percurso a nado, com braçadas ritmadas e sem movimentar as pernas. Realizou inúmeras grandezas, salvou a vida de muitas pessoas, fazendo com que a população sergipana o personificasse como um verdadeiro super-herói. Mas o que cativou e faz com que ele permaneça uma lenda, é a humildade, dignidade e simpatia.

Composta de 34 fotografias, quatro áudios e desenhos do próprio homenageado, a mostra recebeu a visita da irmã de Zé Peixe, Rita (que também ganhou o apelido “Peixe”). Visivelmente emocionada, ela contou histórias sobre seu irmão, sobre a forte relação que possuíam e agradeceu por manterem vivas as lembranças do seu “herói”, como ela mesma o descreve.

O projeto utiliza estímulos visuais, sonoros e textuais para aguçar memórias relacionadas ao prático, além de expor registros indiretos da sua interferência na sociedade sergipana. “A história dele como prático é fascinante. O que mais chama a atenção é a simplicidade e sua relação com a natureza. Ele sempre trazia esses valores, e é isso que buscamos apresentar durante essa exposição”, afirma o fotografo e curador da mostra, Alejandro Zambrana.

De acordo com os organizadores, a exposição é apenas a primeira etapa do projeto “Marés”, denominada Liberdade e Encontro. Liberdade por conter o resultado da percepção dos integrantes acerca da figura Zé Peixe, e Encontro, por reunir ligações afetivas do prático. A segunda fase, chamada Maresia e Ressaca, terá início dia 08 de maio.

A primeira fase da exposição está aberta a visitação do público até dia 26 de abril, das 10h às 19h, na Galeria de Arte do Sesc, localizada à Rua Dom José Thomaz, 235, São José, Aracaju/SE.

Texto e fotos reproduzidos do site: www.sesc-se.com.br/

Fotos: Maria Odília

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 13 de abril de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário