terça-feira, 9 de abril de 2013

Lucas Aribé, O Jovem que Elimina Barreiras da Acessibilidade


Publicado no site do Jornal da Cidade.Net em 01/04/2013

Lucas Aribé, o jovem que elimina barreiras da acessibilidade
Por Osmário Santos

Lucas Aribé Alves nasceu em 21 de maio de 1986, na capital sergipana, Aracaju. É filho de Sinval Aribé Alves e Ana de Fátima Aribé Alves. Seu pai Sinval tem 63 anos, engenheiro agrônomo, trabalha na Companhia de Desenvolvimento e Recursos Hídricos (Cohidro). “Meu pai é um cidadão bastante alegre, otimista, dedicado e carinhoso. Herdei dele a capacidade de sempre encontrar soluções para os desafios da vida”, ressalta.


Fotos: Álbum de Família

Sua mãe, 60 anos, é formada em administração e hoje aposentada, preside o Instituto Lucas e Mariana Aribé de Acessibilidade para a Inclusão Social de Pessoas com Deficiência - Iluminar. “A instituição foi idealizada por mim e pela minha saudosa e inesquecível irmã Mariana Aribé Alves”.

Sua mãe foi funcionária pública e sempre ajudou o marido na condução, educação e preparação dos filhos para o futuro. “O que mais admiro nela é a disposição permanente em ajudar as pessoas, principalmente os familiares”, explica Lucas acrescentando que herdou dela, a vontade de lutar por um mundo melhor e o poder de percepção de que a vida é algo mais do que os nossos olhos veem.

Lucas Aribé relembra saudoso de sua infância de brincadeiras com carrinhos, bonecos, a arte de desenhar e tocar instrumentos musicais. “Eu também gostava de imitar figuras da comunicação social e da política”, confessa ele.
O menino Lucas iniciou seus estudos em 1989, no colégio Pueripax. “Minha primeira professora chamava-se Ivone. No ano seguinte, comecei a aprender a ler e escrever em Braille, com a professora Julia Cruz e delas tenho excelentes lembranças”, diz.

Aribé conta ainda que se lembra muito bem de grandes colegas, professores e acontecimentos que marcaram sua passagem pelo Pueripax. “Aprendi a respeitar a pátria, o meio ambiente, a lutar pela paz, a competir sem rivalidade e, acima de tudo, a amar ao próximo”.

No colégio Pueripax estudou até a quarta série ginasial e posteriormente ingressou na Nossa Escola, onde concluiu o ensino fundamental. “Lembro-me perfeitamente do ‘minuto de silêncio’ que todos os alunos respeitavam após o recreio”. Lucas participou de várias competições esportivas e artísticas na escola. “Já joguei basquete, xadrez e futebol de salão”. Em seguida, fez o ensino médio no colégio Master, de 2002 a 2004, onde conheceu excelentes professores, grandes amigos e suas primeiras paixões.

O gosto de Lucas Aribé pelo jornalismo surgiu desde a infância. “Sempre gostei de ler e escrever, de entrevistar pessoas, simular locuções e transmissões esportivas, etc. Minha preferência passou a ser o jornalismo esportivo desde 1994, após a conquista do Tetra Mundial pela Seleção Brasileira de Futebol”, ressalta.

No ano de 2004, passou no Vestibular para o curso de Jornalismo na Universidade Tiradentes e para o curso de Letras Português na Universidade Federal de Sergipe - UFS.

Já em 2007, iniciou o Curso Técnico em Radialismo no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), até 2008, ano em que concluiu também a graduação em Jornalismo na Unit. “Fui aluno de grandes profissionais da comunicação, como Barroso Guimarães, Rinaldo Machado, Messias Carvalho, Alberto Matos, dentre outros”.

Do seu primeiro estágio, Lucas conta que por pouco tempo esteve na Delegacia Regional do Trabalho. Mas em 2006 começou a lecionar informática na Associação dos Deficientes Visuais de Sergipe (Adevise), e em 2007 iniciou sua carreira de radialista, como comentarista esportivo na Rádio Educadora de Frei Paulo, na qual permaneceu até o ano de 2010.

“Consegui meu primeiro emprego em 2009, quando fui assessor geral de Programas e Projetos da Divisão de Educação Especial - Dieesp/Seed e permaneci até o ano passado, 2012”, relata orgulhoso.
Lucas Aribé trabalhou também na Assessoria de Comunicação da Unit durante um ano e quatro meses e atualmente é professor do curso técnico em Radialismo do Senac.

Livro vem por aí...

Com relação a livros, Lucas afirma que logo em breve quer publicar um livro. Só não revelou o assunto. Mas declara que já publicou um capítulo no livro Educação Inclusiva e Deficiência Visual, uma coletânea de dez estudos realizados sobre a temática, lançado no ano passado. A obra foi a primeira do Estado a trazer versão digital acessível, além do modo convencional.

Política

O gosto pela política vem desde pequeno. Lucas Aribé expõe que sempre participou de discussões, manifestações, palestras e congressos sobre inclusão social em todos os seus aspectos, muitas vezes até como representante. Em 2008, decidiu ampliar seu trabalho e atuação e concorreu, pela primeira vez, ao cargo de Vereador de Aracaju. Obteve 2.324 votos, ficando na segunda suplência. “Participei apenas de duas eleições: uma em 2008 e outra em 2012”, diz.

Nos seus três primeiros meses de mandato, Lucas Aribé tem trazido novidades e informações sobre as conquistas e desafios das pessoas com deficiência. O Projeto de Lei 23/2013, de sua autoria, está na Comissão de Justiça da Câmara Municipal de Aracaju. Esta propositura dispõe sobre normas de acessibilidade para Aracaju. “Também já fizemos indicações visando a fiscalização e o cumprimento de algumas leis que garantem oportunidades às pessoas com deficiência. Além disso, tenho ampliado minha atuação, buscando sempre melhorias para nosso povo. O que mais me preocupa é com relação ao transporte público, trânsito, preconceito racial, direitos do consumidor”, finaliza o vereador.

“Tive o reconhecimento e apoio do meu partido, o PSB, mas sem dúvida, o principal auxílio que tive e ainda tenho sempre é de Deus”. Lucas relata ainda que na última eleição de 2012 contoucom a ajuda da família, dos amigos, colegas de trabalho, amigos de infância.

Dos momentos de glória e sonhos

“Não tenho como destacar um apenas...Tive diversos momentos marcantes durante esses quase 27 anos de vida”, declara com risos.

“Sonho sempre em poder contribuir, de alguma forma, para o crescimento de nossa cidade, buscando medidas que promovam a acessibilidade e a igualdade de oportunidades entre todos os cidadãos”, sintetiza.

Seu amor e suas paixões

O jornalista e vereador declara que tem oito anos e quatro meses de convivência com a psicóloga Ana Raquel Santos. “Minha grande e magnífica noiva. Sou também apaixonado pela minha profissão, por música, futebol, minha cidade, Aracaju, e pela vida principalmente”, pontua lembrando que sente muita saudade da presença física da irmã Mariana, que faleceu em 4 de março de 2012. “Ela sempre será uma parte de mim, assim como era a pouca visão que eu tinha até julho de 2010. Te amo, Mari”, conclui nostálgico.

Lucas Aribé Alves finaliza a entrevista com uma mensagem: tratar diferente o diferente é oportunizar com igualdade. “Obrigado, povo aracajuano, por me permitir ser o seu representante. Lutarei sempre por uma Aracaju sem barreiras”.

Texto e foto reproduzidos do site: jornaldacidade.net/osmario

Foto: Álbum de Família

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, em 8 de abril de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário