sábado, 14 de julho de 2012

Maria Thetis Nunes (1925 - 2009)


"Nasceu em Itabaiana, no dia 06 de janeiro de 1925, na cidade cursou apenas a escola primária. A escola secundária fez na Capital sergipana, no Atheneu Sergipense. Formou-se em Geografia e História na primeira turma da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia, aos 22 anos de idade, e em Museologia no Museu Histórico Nacional, sendo que em ambas obteve a primeira colocação.
Defendendo a tese, quando estudante universitária, Os Árabes: sua influência na civilização ocidental, e por concurso em 1945 tornou-se professora catedrática do Atheneu Sergipense, se tornando a primeira mulher a fazer parte de sua Congregação. A partir daí trabalhou dando aulas e dirigindo o Atheneu Sergipense até a sua mudança para o Rio de Janeiro como estagiária do Instituto Superior de Estudos Brasileiros – o ISEB. Depois do Rio de Janeiro trabalhou na Argentina como Adida Cultural do Brasil, na cidade de Rosário.
Ao retornar a Sergipe voltou para o Atheneu e passou a atuar também na Faculdade Católica de Filosofia até a fundação da Universidade Federal de Sergipe, onde ingressou em 1968 tornando-se professora titular de História do Brasil, História Contemporânea e Cultura Brasileira. Na qualidade de década da UFS, por duas vezes ocupou a Vice-Reitoria. Aposentada com 47 anos de magistério recebeu o título de Professora Emérita.
Foi membro do Conselho Estadual de Educação de 1970 a 1981, e do Conselho Estadual de Cultura de 1982 a 1994, sendo sua presidente por seis anos. Foi ainda, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe por 30 anos. Ocupando cadeira na Academia Sergipana de Letras. Recebeu inúmeras condecorações, entre elas a Medalha de Mérito Cultural Inácio Joaquim Barbosa e a Medalha de Mérito Serigy, ambas concedidas pela Prefeitura de Aracaju.
Falece do dia 25/10/2009, aos 86 anos de idade, deixando um legado importante para o Estado. Considerada por muitos como uma das mulheres de maior destaque na História de Sergipe, devido a sua valiosa contribuição nos campos da literatura e do magistério, já que trabalhou como professora e pesquisadora ininterruptamente durante 63 anos".

Foto e texto reproduzidos do blog amanaje-yami.blogspot


Postagem original na página do Facebook, em 13 de Julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário