segunda-feira, 9 de julho de 2012

José Antônio de Andrade Góis


Um ser humano notável

Frei Paulo sempre foi uma cidade naturalmente vocacionada para a educação. Um berço da intelectualidade sergipana. E em meio aos seus filhos mais ilustres, um se destacou pelo seu empenho em compartilhar o saber, e o fez de forma voluntária e abnegada. Esse homem chama-se José Antônio de Andrade Góes. Ele nasceu em meio a um mundo que poucas oportunidades oferecia a seus habitantes, mas com sua bravura, mostrou que é possível vencer. Vitorioso na área que abraçou o Direito, galgou todos os postos e chegou ao topo da carreira de jurisconsulto, assumindo o cargo de presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe.
Sua história se confunde com a de tantos outros nordestinos que nascidos em meio à pobreza, vislumbraram novos horizontes e através da educação conseguiram, além de vencer na vida, escrever uma bonita página na história, ajudando a muitos, numa demonstração de desprendimento e devolutório senso humanitário. Ele sempre demonstrou muito amor a sua terra natal e a seus conterrâneos. Foi um homem generoso, inteligente e dedicado, bastava saber que se tratava de algum filho de Frei Paulo e logo se prontificava a ajudar. Que o digam seus ex-alunos do curso de Direito da UFS, onde ele moldou algumas gerações na condição de professor de Direito Civil por 21 anos, a mesma matéria ensinou também na Unit.
Em nossa cidade, ele também lecionou voluntariamente na Escola do Ar, um precursor dos Tele cursos, onde jovens que não tinham condições de continuar seus estudos eram beneficiários. Minha irmã Erta Bastos, não poupa elogios a esse sábio e devotado mestre. Um homem de inestimável valor para a formação intelectual de muita gente que hoje se destaca na sociedade sergipana.
José Antônio de Andrade Góes, filho de Gumercindo Góes e Elizete de Andrade Góes, nasceu no dia 11 de fevereiro de 1943, no município de Frei Paulo, e bacharelou-se pela Faculdade de Direito de Sergipe, em 1966. Casado com Solange Moraes de Góes constituiu uma família com três filhos e seis netos. Iniciou a sua carreira de magistrado em janeiro de 1970, quando foi empossado Juiz de Direito da Comarca de Tobias Barreto, após obter a segunda colocação no concurso público realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe.
Tomou posse na presidência do Tribunal, em 2001, mas até hoje é lembrado com muito respeito pelos seus amigos e colegas do poder judiciário de Sergipe. O cargo de Desembargador ocorreu com base no critério de merecimento, em novembro de 1994. Nesta condição, exerceu os cargos de Corregedor Geral da Justiça (1997), Presidente do Tribunal Regional Eleitoral (1999), Diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado, Diretor da Escola Permanente de Corregedores Gerais do Brasil, Vice-Presidente do Colégio Nacional de Corregedores do Brasil e Vice-Presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Eleitorais do Brasil (1999).
Outros aspecto relevante da carreira jurídica de José Antônio de Góes é sua honestidade e isenção muito bem sintetizado nas palavras de meu irmão Carlos Alberto que foi seu aluno no cursos de direito da UFS: "De tudo que foi dito acima, faltou uma qualidade que deixava todas as outras muito atrás: a ¨honestidade¨. O senso de Justiça de Antônio Góes era de causar a mais profunda admiração para quem esta qualidade valoriza. Ele não queria saber nem nome nem sobrenome de qualquer das partes. Sua isenção era absoluta, coisa que não acontecia com muitos Juízes com quem eu convivi na época".
Frei Paulo é uma cidade pródiga em homens de grande valor, deu a Sergipe importantes nomes que ajudaram decisivamente a edificar sua história com civilidade e porque não dizer com pluralidade, destacando-se em muitas áreas: na política, na cultura e no conhecimento. São homens como esse, de grande valor, que as futuras gerações devem se inspirar, eles com seus talentos e suas lutas, imprimiram seu idealismo e deixaram sua marca no tempo. José Antônio de Andrade Góes é um desses valores que enobrece nossa cidade. Um exemplo de vida, um mestre sapientíssimo, mas antes de tudo, um exemplo de ser humano notável.

Foto e texto reproduzidos do Blog: magnopapagaio.blogspot.com.br

Postagem original na página do Facebook, em 3 de Julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário