segunda-feira, 9 de julho de 2012

Homenagem a Raimundo Juliano, Pelos Seus 80 Anos

Raimundo Juliano e sua esposa Ana. Foto: Infonet

"Raimundo Juliano: referência para o comércio"

"(...) O comerciante relembra sua trajetória que o levou a ser um dos grandes comerciantes de Sergipe. "Aos oito anos, eu não me conformava em ter que esperar de papai o dinheiro para ir às sessões de matinês. Então, ainda pequeno parti para o mercado Manuel Leite, em Estância, onde engraxava sapatos para juntar o rico e suado dinheirinho a fim de garantir minha diversão semanal", revela ele. Foi com essa coragem e ambição, sempre presentes no seu espírito, que o pequeno engraxate do interior se transformaria, anos depois, num dos maiores empresários sergipanos.

Por essa e outras histórias o tornaram um grande empreendedor. Para o governador Marcelo Déda, homenageá-lo é também parabenizar todos os empreendedores sergipanos. "RaimundoJuliano é referência de trabalho e consolidação. Ele não fez uma, duas ou três empresas. Ele fez muito mais. Ele construiu uma marca. Trouxe vários incrementos para o Estado e gera muitos empregos", diz o governador.

Notando que estava lucrando através do seu suor, aos 10 anos, ele passou a vender revistas e jornais na cidade. Com 11 anos foi balconista. Dois anos depois trabalhou na empresa de atacado José Pinheiro Alves. Aos 15 anos foi promovido pela mesma firma a caixeiro viajante. Percorrendo em cima de um burro as antigas estradas de Sergipe e da Bahia, ele abraçava a tarefa de promover os produtos para os clientes e exerceu a atividade por dez anos. A vida de Raimundo Juliano, no entanto, iria mudar em 1957, quando decidiu investir suas economias no Bar Central, em Estância. O negócio foi seu primeiro contato com a venda em atacado. Ele passou a negociar cerveja com outros proprietários de bar na cidade.

O sucesso estava por vir. O bar era o embrião do que seria anos depois uma das mais bem-sucedidas experiências empresariais de Sergipe, a Disberj - Distribuidora de Bebidas Raimundo Juliano.
Em 1970, Raimundo Juliano se mudou para Aracaju, onde fundou ali a Disberj, conquistando o direito de distribuir os produtos da marca para todo o Estado. O homenageado sabe tirar de letra as ideias para enfrentar os desafios e assim possibilitar o avanço no movimento da economia sergipana. Arregaçar as mangas é com ele.

Mais tarde, filiais foram criadas em cidades do interior como Estância, Lagarto, Tobias Barreto, Nossa Senhora da Glória, Canindé do São Francisco e Itabaiana. Com seu espírito empreendedor Raimundo Juliano vislumbrou a possibilidade de ampliar seus negócios fundando em 1985 a Transportadora Faria Souto, que em 1990 foi transformada na Fasouto Distribuidor. Em 1988, junto ao genro Ananias de Santana Teles adquiriram o controle acionário da empresa Dantas Campos & Cia, rebatizada de Elétrica Souto Teles. E cada ano que se passa, o Grupo Raimundo Juliano se consolida no mercado.

Atualmente, o grupo trabalha nos ramos de distribuição de gás de cozinha, alimentos e produtos diversos; pecuária, construção civil e postos de combustíveis, além da revenda de automóveis com a Discar. Por essas razões o prefeito de Aracaju afirma que Raimundo Juliano é merecedor do prêmio. "Este empresário é um exemplo de atacadista que ainda cresce a cada ano em Aracaju" fala o prefeito. São 50 anos criando e desenvolvendo negócios, voltados a servir com dedicação a classe comerciante de Sergipe. E ao longo dessas cinco décadas suas empresas fortalecem ainda mais o mercado sergipano (...)".

Paula Belém/senoticias

Postagem original na página do Facebook , em  8 de Julho de 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário