quarta-feira, 25 de abril de 2012

"Dudu do Cartório: O Guardião da memória de Japaratuba"

"Dudu do Cartório: O Guardião da memória de Japaratuba"
Autor de “Japaratuba: da origem ao século XIX”

"Mas quem é Dudu do Cartório, este cidadão cuja trajetória se confunde com a história de seu tempo naquela cidade. Vamos transcrever a Nota Biográfica retirada do livro citado:

“Eduardo Carvalho Cabral nasceu no dia 23 de setembro de 1948 na cidade de Aracaju. No início de 1949 se mudou com a família para a cidade de Japaratuba, onde viveu toda infância e grande parte da adolescência. Na casa paterna, começou a amar as artes. Leu seu primeiro livro, conheceu a música, a pintura e passou a se interessar por história, ouvindo sobre acontecimentos que, antigamente teria se passado em Japaratuba.
Estudando em Aracaju, teve acesso a Biblioteca e Arquivo Público do Estado e também ao Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, onde passava grande parte do seu tempo pesquisando sobre o seu município. Guardou consigo um vasto material para ser utilizado em seu trabalho.
Permitiu Deus que Eduardo Carvalho Cabral voltasse para Japaratuba e assumisse os cartórios do 1º e 2º Ofícios do Distrito Sede da Comarca, além de, por períodos alternados, o Cartório da 11ª Zona Eleitoral. Com isso, passou a guardar um acervo incalculável que serviu para a concretização do seu sonho.
O computador ajudou, pois assim, seria possível inserir matéria nova sem ter que rebater como se fazia com a máquina de datilografia. O certo é que o trabalho foi feito e, agora, servirá para pesquisa e avaliação daqueles que tiverem acesso à obra literária.”

[Do site tribunadapraiaonline de Claudomir Tavares]

Postagem original na página do Facebook em 24 de abril de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário