quinta-feira, 12 de abril de 2012

Clemente Freitas, O Fotógrafo e Cinegrafista de Estância


"...Clemente Freitas nasceu na cidade de Maruim, no estado de Sergipe, no dia 18 de janeiro de 1899, filho de Clemente Leopoldino Freitas e Josina de Oliveira Freitas. Faleceu na cidade de Estância, em 1º de janeiro de 1974, de pneumonia.
Era um fotógrafo amador, e o seu laboratório estava instalado na casa de propriedade da Fábrica Santa Cruz, que fica ao lado da Igreja do bairro Santa Cruz. Fazia diversas experiências na confecção de equipamentos, como ampliadores e tanques de revelação para filmes em cores. As experiências desenvolvidas por Clemente Freitas na revelação de filmes na bitola 8 mm, em cores e preto-e-branco, não atingiram boa qualidade. Todos os filmes eram mudos e realizados nas bitolas de 8 mm e 16 mm, em preto-e-branco e em cores.
Clemente Freitas fazia exibições de seus filmes nos seguintes locais:
Colégio Sagrado Coração de Jesus (Colégio das Freiras);
Colégio Diocesano;
Escola de Comércio, tendo, inclusive, colaborado para a sua fundação.
Na década de 60, Clemente Freitas fundou o Lions Clube de Estância, ao lado dos companheiros Antonio Pádua, Raimundo Luiz, Celso Oliva Sobral, Raimundo Juliano, José Lino Oliveira e José Milane. Ele gostava de criar pássaros e tinha o hábito de gravar o canto dos passarinhos no seu potente gravador Akai. Possuía, portanto, uma grande coleção de gravações de cantos de pássaros raros. Não bebia e não freqüentava bares. Era uma pessoa sistemática e bastante caprichosa em tudo o que desenvolvia. Apreciava a música clássica, possuindo bom acervo de discos...”. (Djaldino Mota Moreno*).

* Djaldino Mota Moreno é Coordenador do Núcleo de Sergipe do CPCB

Postagem original na página do Facebook em 12 de abril de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário