sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

A Galeria Acauã

Florival Santos, Amaral Cavalcante, Joubert Moraes e Eduardo Cabral, na inauguração da Galeria de Arte Acauã. A primeira de Sergipe de propriedade de Seu Arthur do Foto Amador e do Cacique Chá no Parque.
 (Foto/Legenda Eduardo Cabral).

A Galeria Acauã

A Acauã foi a primeira galeria particular de artes em Aracaju. Ficava na Rua Itabaianinha, em frente ao Cine Vitória e foi o segundo empreendimento pioneiro do inquieto Seu Arthur do Foto Amador, um senhorzinho de cara redonda e sorriso farto, que também fora o primeiro concessionário do Cacique Chá, construído pela municipalidade no Parque Theófilo Dantas. Seu Arthur, antes de passar o empreendimento para o ensimesmado Sr.Freitas, fizera do Cacique Chá o point mais elegante da sociedade local onde ocorriam bailes em trajes de gala, comemorações natalícias e concorridos recitais de piano.

Ele morava em confortável casa ajardinada no oitão da Catedral e gostava de receber intelectuais - principalmente da nova geração - que em sua casa tinham contato com a pródiga coleção de quadros de artistas sergipanos que possuía. Dessas conversas surgiu a ideia de abrir uma Galeria de Artes e sua iniciativa contaminou-nos a todos com grande entusiasmo. Tanto que alguns de nós o ajudamos a realizar a empreitada, tratando da adesão de expositores e da divulgação na mídia. Eu, Dudu Cabral, Hunald Alencar, Joubert Moraes, Gervasio Teixeira, Adauto Machado, Welington, éramos alguns desses.

Dois dias antes da inauguração fomos, eu e Hunald, visitar a obra e nos surpreendemos com as paredes da sala de exposições profusamente decoradas com cacos de coco afixados numa faixa que subia até 1 metro e meio e que tornava a área de exposição das telas muito exígua para o número de obras que tínhamos reunido. Alem disso, em toda a area ocupada pela feiura dos cacos de coco fora espalhado um verniz escuro, o que4 tornava bastante sorumbática. E agora?

Seu Arthur não quis saber dos nossos argumentos estéticos que exigiam a retirada da bizarra decoração e a exposição foi montada com os quadros bamboleando por cima dos cacos.

A foto que ilustra esta matéria foi tirada no dia da Inauguração em meio a um farto coquetel de cerveja com canudinhos e olho de sogra. Não durou muito.

Amaral Cavalcante

A foto pertence ao precioso acervo de Eduardo Cabral.

Postagem originária da página do Facebook/Minha Terra é SERGIPE, de 14 de fevereiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário