sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Avenida Edésio Vieira de Melo nasceu de uma explosão


Imagens dos escombros, após o acidente na avenida Explosão.
Fotos: aracajuantigga.blogspot.com

Publicado pelo site: aracaju.se.gov.br, em 30/03/2010.

Avenida Edésio Vieira de Melo nasceu de uma explosão

Por Gabriel Cardoso (estagiário)

Perguntar a um morador de Aracaju a localização da avenida Dr° Edésio Vieira de Melo pode não ser uma questão de tão fácil resposta, mesmo sabendo que o endereço é uma das vias mais famosas da cidade. Isso porque sua fama advém do incidente ocorrido na noite de 13 de abril de 1980. Mais conhecida como avenida da Explosão, a Edésio Vieira de Melo foi palco do acidente que marcou profundamente todo o povo de Aracaju, passando a fazer parte do imaginário popular.

A explosão, a que se refere o apelido, se deu em um depósito de fogos de artifício que um subtenente do Corpo de Bombeiros mantinha no porão de sua casa, localizada no número 1094 da avenida, que na época da explosão se chamava Cotinguiba. Toda uma geração de jovens aracajuanos já deve ter parado e perguntado aos mais velhos o porquê da curiosa alcunha.

As explicações variam, misturando boato e realidade, o que contribui para a permanência do acontecimento no imaginário da população e para a afinidade que os moradores da cidade têm ao nome não oficial da avenida. Os mais curiosos podem recorrer ainda aos jornais da época disponíveis nos arquivos de algumas das empresas jornalísticas mais importantes da cidade.

Há também fontes como Dona Aurora Corso Guimarães, que até hoje reside próximo ao local do acidente e guarda na memória detalhes que ajudam na reconstrução histórica de um dos fatos mais marcantes de Aracaju no século XX.

De sua casa, situada na rua Frei Paulo com Rafael de Aguiar, paralelamente à avenida da Explosão, pôde-se sentir "um impacto tão forte que chegou a derrubar a janela do quarto", rememora Dona Aurora, narrando o momento do susto. "Ela veio em cima de mim. O que me salvou foi a cortina que, por ser muito grossa, amorteceu a pancada", conta aliviada. Dona Aurora não se machucou. Nem ela, nem o marido que também estava em casa no momento da explosão.

Susto

Passado o susto, os dois se juntaram aos vizinhos que saíram de casa em busca de respostas. Muitos acreditavam que o estrondo viera da antiga fábrica de cimento, localizada na rua do Acre. Mas logo soube-se que o local do acidente fora ainda mais próximo. Então partiram rumo à avenida Cotinguiba e se depararam com um cenário apocalíptico. Os números da destruição impressionam: 2.500 imóveis danificados, 12 mortos e 200 feridos.

As imagens e sons permanecem vivos na mente dos que presenciaram a cena. Apesar de tudo, o tempo se encarregou de transformar a famigerada avenida em um dos marcos da Aracaju contemporânea. E até Dona Aurora não se incomoda em se referir à moderna Av. Edésio Vieira de Melo, como a avenida da Explosão. "Não tenho problemas em chamá-la assim. Já é uma marca da cidade. Ruim é ouvir um barulho forte. Isso sim é de arrepiar".

Texto e imagens reproduzidos do site: aracaju.se.gov.br

Postagem originária da página do Facebook/Minha Terra é SERGIPE, de 21 de fevereiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário