sábado, 9 de janeiro de 2016

Projeto pesquisa a 2ª Guerra em Sergipe através do cinema

Andreza apurou que Sergipe estabeleceu uma ligação com a Segunda Guerra.
Crédito - Fapitec/SE.


Publicado originalmente no site Destaque Notícias, em 5/01/2016;

Projeto pesquisa a 2ª Guerra em Sergipe através do cinema

Quais filmes foram veiculados durante a Segunda Guerra Mundial em Sergipe? Esse questionamento levou a professora e doutora em História, Andreza Santos Cruz Maynard, a desenvolver um projeto de pesquisa para resgatar os filmes históricos que foram veiculados durante esse período nos principais cinemas de Aracaju.

A pesquisadora Andreza explica que o estado de Sergipe estabeleceu uma ligação direta com a Segunda Guerra Mundial, em função dos torpedeamentos dos navios brasileiros, que ocorreram no litoral sergipano. Naquele período, o cinema era um dos meios de comunicação para informar a população sobre o que ocorria no mundo.

O projeto tem por objetivo analisar como o cinema de Aracaju permitiu aos sergipanos entenderem a Segunda Guerra Mundial. Segundo a pesquisadora, o cinema tinha um importante papel no dia a dia da cidade de Aracaju na época da guerra, principalmente, os filmes norte-americanos. A pesquisa é baseada na documentação escrita de Sergipe, nos filmes, e na coleta de documentações fora do país, principalmente, em Washington nos Estados Unidos.

Filmes americanos

De acordo com a pesquisadora Andreza, os filmes norte-americanos sobre a Segunda Guerra ganharam espaço em Sergipe. “Esses filmes vão ser cada vez mais norte-americanos, pois, o cinema deles já era muito bem organizado e influente. Os filmes norte-americanos, que incorporavam a guerra, trabalhavam com a venda do interesse”, explicou.

Nesse período, os principais temas de filmes eram: espionagem, bombardeio aéreo, aviação, submarinos e nazismo. Segundo Andreza, foram temas que interessavam ao público e foram adicionados em outros meios de comunicação, como o rádio e o jornal impresso.

A pesquisadora ainda destaca que o cinema em Sergipe proporcionava interações sociais, pois recebiam pessoas de diferentes classes econômicas e formava opiniões sobre a Segunda Guerra Mundial. Neste período, os cinemas que funcionavam na cidade de Aracaju eram o Rio Branco, Cinema Guarani, Cinema Rex, São Francisco e Vitória.

Os resultados alcançados com a pesquisa serão transformados em exposições no início de 2016. “O projeto prevê duas exposições como produto final, uma primeira exposição pré-eliminar e uma exposição com todo o resultado. Além de um livro para que os aracajuanos vejam e compreendam como foi importante este momento para a história da cidade”.

Fonte e foto: Fapitec/SE.

Texto e imagem reproduzidos do site: .destaquenoticias.com.br

Postagem originária do Facebook/GrupoMTéSERGIPE, de  6 de janeiro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário