sábado, 19 de janeiro de 2013

Aeroporto de Aracaju e Sua História

Foto reproduzida do site: infraton.blogdevoo.com

Sua história tem início no dia 30 de outubro de 1952, a pista com 1200 metros de comprimento e o amplo pátio de piçarra foi inaugurada com o pouso de um bimotor da Força Aérea Brasileira (FAB) conduzindo o engenheiro Raul Malheiros, Chefe do serviço de Engenharia da Segunda zona aérea. O avião da FAB passaria para a história como a primeira aeronave a descer no Aeroporto Santa Maria, porem, a operacionalização só começou em 1958, após a construção da estrada de acesso.

A inauguração oficial aconteceu em 19 de janeiro de 1958, quando um bimotor Supercover 440 da Real, procedente de Recife, trouxe o presidente Juscelino Kubitschek a Aracaju, marcando o início das operações do aeroporto.

Três anos depois, em 1961, começaram as obras para a primeira ampliação da pista de pouso e do terminal de passageiros, que em 6 de julho de 1962, o então governador Luiz Garcia do estado de Sergipe, inaugurava as obras de ampliação do Santa Maria. Aracaju contava agora com um dos mais modernos aeroportos do Nordeste para os padrões da época, dotado de uma nova pista pavimentada com 1.500 metros de extensão, pátio que comportava os aviões das empresas aéreas, um novo prédio que abrigava o terminal de passageiros (Terminal de Passageiros I), os balcões das companhias, salas de embarque e desembarque, restaurante, lanchonete, salas de controle de tráfego aéreo da FAB e do Departamento de Aviação Civil(DAC), sanitários, uma área de estacionamento de veículos (60 vagas), e uma nova via de acesso ao aeroporto.

Em fevereiro de 1975, o Aeroporto Santa Maria foi incorporado à administração da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária – Infraero, depois de passar treze anos vinculados ao DAC, do Ministério da Aeronáutica. Hugo Alencar Barbosa assume a superintendência empreendendo nos próximos quatro anos as primeiras reformas de transformação da estrutura operacional do aeroporto.

Um novo Terminal de Cargas Aéreas (TECA) é construído em 1976 numa área anexa ao aeroporto para atender ao crescente mercado de cargas aéreas. O TECA do Santa Maria é inaugurado com a presença do diretor Comercial da Infraero, coronel Jahul Pires de Castro Sobrinho, do Superintendente local, Hugo Barbosa e de várias autoridades. O moderno prédio do terminal era o vigésimo segundo de uma série de 23 terminais construídos pela Infraero em áreas anexas de todos os aeroportos brasileiros.

Entra em operação a Seção Contra Incêndios do aeroporto em 78, dotada de um efetivo de 40 homens do Corpo de Bombeiros com novas viaturas Pioneiro II, carros limpa pistas, alojamento, salas de administração, além de todo o equipamento necessário no combate ao fogo.

Ainda naquele ano é concluída a obra de ampliação de mais de 200 metros no comprimento da pista de pouso e decolagem, que assim para 1.700 metros de extensão.

A Infraero investe também na ampliação do pátio de manobras das aeronaves, em quatro helipontos e na pavimentação das pistas de acesso aos prédios da administração e do terminal de cargas.

As melhorias continuam com a construção da nova sede da Infraero em setembro de 1979. Com saída das salas da Infraero do saguão para um novo prédio na área externa, o terminal de passageiros do aeroporto passa a contar com banca de revista, lojas, agência bancária, postos telefônicos e de informações turísticas, além de maior espaço para circulação de pessoas.

Em 1984, o Santa Maria passa pela maior reforma ganhando uma nova fachada, cobertura em estrutura metálica. O saguão é ampliado de 600 para 1.800 metros quadrados, é instalada uma nova sala vip, salas de embarque e desembarque (com carrossel de bagagens) e vários outros itens que trouxeram mais conforto e segurança para todos. As novas instalações foram inauguradas pelo então governador João Alves Filho, presidente da Infraero, Rodopiano de Azevedo Barbalho e pelo superintendente José Wellington Moura, com a presença de várias autoridades, gerentes de companhias, empresários e o público em geral.

Em 1992, oito anos depois da grande reforma do terminal de passageiros surgiram novos entendimentos entre a Infraero, o Governo de Sergipe e o Ministério da aeronáutica para ampliação de 500 metros da pista para possibilitar o recebimento de aviões ainda maiores. Com isso a pista passaria de 1.700 para 2.200 metros (seu comprimento atual).

O Governo assumiu o desmonte do morro de Santa Maria, o impedimento maior para a execução da obra. Com este problema resolvido, a Infraero pode investir na duplicação da avenida de acesso ao aeroporto, em um novo estacionamento e na construção de um edifício anexo para o terminal de passageiros dos vôos internacionais. (Terminal de Passageiros II).

Em novembro de 93, as novas reformas foram entregues ao público pelo governador João Alves Filho e o ministro da Aeronáutica Lélio Viana Lobo.

O novo Complexo (atual Terminal de Passageiros - TPS III) substitui o antigo terminal de passageiros construído em 1962. Com a incorporação do Aeroporto à Infraero em 75, o acanhado prédio passou por reformas e foi se adaptando ao crescimento do tráfego aéreo que na década de 90 já atingia a média de 210 mil passageiros/ano.

As novas instalações possuem dois pavimentos com capacidade para atender 1 milhão de passageiros por ano.

Numa área de 10.600 metros quadrados funcionam 16 balcões de check-in automatizados, quatro salas de embarque e desembarque doméstico e internacional, elevador, sala vip, 28 lojas comerciais, espaço cultural, praça de alimentação, terraço panorâmico onde podem ser visualizadas as chegadas e partidas das aeronaves, área destinada à administração, salas da Polícia Federal e Alfândega, além de um amplo estacionamento para (201 vagas). O novo aeroporto dispõe de sistema informativo de vôos, equipamentos de segurança, como raio x para inspeção de bagagens, detectores de metais nas salas de embarque, balanças eletrônicas e esteiras automáticas para o transporte de bagagens.

Os espaços comerciais das 28 lojas estão distribuídos pelos dois pisos. No pavimento superior estão restaurante, lanchonete, pizzaria, delicatessen, jogos eletrônicos, cine-foto, salão de beleza, farmácia, agência de correios e posto telefônico. No térreo encontram-se banca de revistas, perfumaria, coffee-shop, agências de turismo, artesanato, importados, confecções, ótica, presentes e locadoras de veículos. Ainda no térreo estão lojas de passagens, caixas eletrônicos e balcão de informações turísticas.

O novo aeroporto foi inaugurado em setembro de 1998 pelo governador Albano Franco e o presidente da Infraero, brigadeiro Eduardo Bogalho Petengill.

Fonte: Infraero Aeroportos.
Reproduzida do site: infraero.gov.br

Postagem originária da página do Facebook/Minha Terra é SERGIPE, em 19 de Janeiro de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário