sexta-feira, 19 de junho de 2015

O Anel


Publicado originalmente no Facebook/Paulo Roberto Dantas Brandão.

O Anel.
Por Paulo Roberto Dantas Brandão.

Quando estava para me formar na velha Faculdade de Economia, um cidadão procurou minha turma. Tinha vindo diretamente de Salvador, representando uma empresa especializada em vender anéis de formatura. O cara trazia uma pasta com as mais diversas amostras dos anéis. Pedras de todos os tipos e de todas as cores. Ele mostrava como ficariam lindos os anéis enormes, com a pedra azul. Ficou decepcionado quando nenhum dos formandos se interessou. Não vendeu um. Perdeu a viagem o coitado.

O vendedor não se fez de rogado. Com uma cara de mau, rogou quase uma praga, disse que havia presenciado uma entrevista em uma multinacional de veículos, onde quem não portava o anel de formatura era eliminado sumariamente. O argumento “insatisfação profissional”. Não me contive e disparei: “Ora, meu amigo, você acha que uma multinacional dessas vai se preocupar se o cara está ou não usando anel? Ela quer saber o que o seu empregado tem de conhecimentos, do que pode produzir e trazer de lucro. Se o cara é bom no que faz, ou não.”
Aí lembrei-me desta pérola para arrematar, para não dizer pedra preciosa: “A incompetência profissional é diretamente proporcional ao tamanho da pedra do anel”.

Nunca vi afirmação tão correta. Normalmente – deve haver exceções – mas quando o cara ostenta um anel enorme com uma pedra descomunal, já se sabe, está ali uma cavalgadura.

Não sei se foi pretensão, mas quando colei grau, meus pais me perguntaram se queria o anel. Preferi minha parte em dinheiro. Formei-me com um discreto anel de meu irmão, e nem precisava né? .

Quando, alguns anos depois formei-me em direito, distribui com os colegas que como eu não tinham anéis, alguns insuspeitos tipo bijuteria bem vagabunda, conhecido como anéis de bala, com a pedra (de plástico) vermelhas. Em tempo, o caro anel de meu irmão foi usado apenas duas vezes: na formatura dele e na minha.

Um dia contei esse caso aos meninos que estavam prestes a colar grau em direito na UNIT e alertei: Cuidado: o ditado sobre a pedra ainda vale.

Texto e imagem reproduzidos do: Facebook/Paulo Roberto Dantas Brandão.

Postagem originária da página do Facebook/GrupoMTéSERGIPE, de 16 de junho de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário