sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Morre Presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe


Publicado originalmente no site f5news, em 23/10/2014.

“Souza me ensinou a lutar e nunca desistir”, diz esposa do sindicalista
Familiares e amigos falam do legado deixado pelo líder dos bancários

Notícias Sergipe
Por Will Rodrigues

O corpo do presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB), José Souza, está sendo velado no Cemitério Colina da Saudade, na zona Sul de Aracaju, desde o final da noite dessa quarta-feira (22). O corpo chegou em Aracaju no começo da noite de ontem, ficou durante três horas na sede do SEEB e depois seguiu para o cemitério onde será sepultado às 16 horas desta quinta-feira (23).

Na manhã de hoje, vários amigos, familiares e companheiros de militância do sindicalista estiveram no velório. A todo momento pessoas chegavam para prestar solidariedade à família. As homenagens também se refletiam no grande números de coroas de flores que rodeavam o caixão.

Emocionada, a diretora de comunicação do SEEB/SE, Ivânia Freire, ressalta os 34 anos de militância ao lado de Souza. “Nós eramos como água e água. Discutíamos sobre tudo, mas ele era alguém que se esforçava ao máximo para tirar as pedras da frente para deixar o caminho melhor para o próximo. É uma perda não só para os bancários, mas para todo movimento democrático brasileiro”, declara.

O vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores, Roberto Silva, lembra da contribuição do militante a causa trabalhista. “Ele não lutava só pelos direitos dos bancários, mas defendeu com garra os direitos da classe trabalhadora”, diz.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), Carlos Cordeiro (ao lado), está em Aracaju e enfatiza que a atuação de Souza teve importância em âmbito nacional. “Com seu jeito conciliador, o Souza participou de forma efetiva e decisiva de momentos importantes de negociação, a exemplo das discussões que foram feitas na última greve nacional dos bancários, por isso é uma perda muito grande para o movimento em todo país”, afirmou.
A deputada estadual Conceição Soares (PT) disse que o cenário político sergipano também perde com a morte de Souza. Ela destaca o seu modo respeitoso de agir. “Ele defendia os seus ideais sempre de forma dura e intensa, mas nunca desrespeitou e nem feriu a moral da classe patronal, porque era uma pessoa integra”.

Em conversa com F5News, a esposa do líder sindical, a jornalista Niura Belfort (ao lado), afirma que apesar do momento de dor, a perda de Souza mostra que ele era muito mais respeitado e querido do que ela mesma pensava. “É muito gratificante perceber que ninguém tem nenhuma crítica a fazer ao trabalho que Souza desempenhou ao longo de toda sua vida. Os nossos filhos, com certeza, estão muito mais orgulhosos ainda do pai que tiveram e eu também. Souza nos ensinou ensinou a ser persistentes, determinados e não desistir de lutar nunca”, afirmou.

Vítima de infarto fulminante, José Souza morreu prematuramente nesta terça-feira (21), na cidade de Fortaleza, no Ceará, onde ele participaria das negociações dos dias parados durante a greve e da assinatura do aditivo da Convenção Coletiva do Banco do Nordeste (BNB).

Ele era membro titular do Comando Nacional dos Bancários. Com 56 anos, Souza nasceu em Carira/SE. Casado com a jornalista Niúra Belfort deixou dois filhos: Vladimir Souza Belfort e Letícia Souza Belfort.

Souza entrou no Banco do Brasil em 1979. Ele atuou no movimento sindical desde a década de 80. Dirigente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e da CTB - Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/SE) em Sergipe. E das atividades sindicais e de representação de funcionários, foi delegado sindical e membro da Executiva Nacional dos Funcionários do BB e membro da Federação Bancários da Bahia e Sergipe.

*Com informações do SEEB.

Texto reproduzido do site: f5news.com.br
Foto reproduzida do site: portalctb.org.br

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, de 23 de outubro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário