terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Os 85 anos do Peixe Zé

Foto: Jorge Henrique.

Publicado no Blog Historiando, em 26 de abril de 2012.

Os 85 anos do Peixe Zé
Por Juliana Fabrícia Oliveira Nascimento[1]

Zé Peixe é para a História de Sergipe uma personalidade popular reconhecido internacionalmente, orgulho para sergipanos e brasileiros. José Martins Ribeiro Nunes conhecido como Zé Peixe, é filho de Vectúria Martins e Nicanor Ribeiro Nunes. Uma família com cinco filhos, José e Rita são os que apresentam extraordinário desempenho nas águas e desde criança atraiam a preocupação dos pais diante do desejo em adentrar nas águas do Rio Sergipe. Sempre residindo na Rua da Frente – Avenida Ivo do Prado – José atravessava a rua e se lançava nas águas. Tamanho era o seu desempenho que fazia a travessia Aracaju/Barra dos Coqueiros/Atalaia Nova/Pomonga. José Martins Ribeiro Nunes nasceu em 05 de janeiro de 1927 e em 2012 comemorou os seus 85º anos de idade[2].

O seu codinome “Peixe” foi atribuído pelo Comandante Aldo Sá Brito de Souza em 1938, que o observava da Capitania dos Portos de Sergipe próximo a sua casa. O nome por si só já denuncia a capacidade de Zé Peixe com o mar. Desde então, quando havia necessidade o mesmo era chamado para prestar o seu auxílio. Em 1947 passou no concurso da Marinha do Brasil e ficou prestando serviços na Capitania. Desempenhou com louvor a função de Prático que tem como dever orientar os navios até o Porto e deste para o Oceano[3].

O normal é fazer isso dispondo de um barco de apoio. Contudo, Zé dispensava o mesmo e direcionava os navios a nada. Na volta à terra firme pulava de volta n’água e seguia a nada o seu trajeto. Essa sua particularidade que desafia os limites humanos quando se pensa no esforço físico e, principalmente, na imensidão do mar, tornaram Zé Peixe uma dos mais conhecidos Práticos do Brasil, aparecendo também nos noticiários de outros países[4]. O percurso de travessia e a altura com que pulava nos faltam o ar só em pensar! Mas, não para o saudável e ágil Zé Peixe que se sente a vontade com as águas.

Homem com o coração simples possuiu uma boa educação por parte dos seus pais sendo a sua mãe catedrática de matemática na Escola Normal e o seu pai funcionário público do primeiro escalão. Dedicou a sua vida ao trabalho, visto que este contempla aquilo que mais lhe dá prazer e vitalidade, nadar. Tamanha é a sua intimidade com a natureza que conhece as especificidades do mar e desvenda seus segredos[5]. E esse conhecimento não serviu somente para cumprir a sua obrigação de Prático. Zé Peixe recebeu inúmeras condecorações em agradecimento aos seus feitos heroicos no mar, quando salvou pessoas em situação de perigo. Um exemplo foi o incêndio do navio Mercury em alto-mar vindo da plataforma da Petrobras com funcionário[6].

Além dos limites sergipanos, Zé Peixe ficou conhecido na Rede Globo sendo entrevistado por Glória Maria, aparecendo no Fantástico. Participou do Programa do Jô Soares[7]. E seu nome foi mencionado no filme Sargento Getúlio. Uma TV Alemã também tomou conhecido de Zé. É mais que justo registrarmos esse extraordinário personagem da nossa história e cultura popular. Ufa!! Realmente as façanhas desse homem são para tirar o fôlego de qualquer um!

No dia 26 de abril de 2012 registra-se a sua morte, que mesmo sendo a certeza de todos nós não deixa de abalar e entristecer os corações de sergipanos. Com 85 anos fez muito por Sergipe e ficou registrado na sua história. Cabe a nós no presente reconhecer os seus méritos e deixar viver na memória aquele que ‘navegou’ no imaginário popular sergipano.

REFERÊNCIAS:
AMIGOS DA ARTE. Zé Peixe: uma vida no mar. SERCORE Artes Gráficas LTDA: Aracaju, dez. 2000. (Col. O livro dos Danados).
 BINDO, Marcia. Zé Peixe. VIDA SIMPLES PRA QUEM QUER VIVER MAIS E MELHOR. Disponível em: http://vidasimples.abril.com.br/subhomes/gente/gente_235467.shtml.

[1] Graduada em História Licenciatura Plena pela Universidade Tiradentes. Pós Graduada em Ensino de História: Novas Abordagens pela Faculdade São Luís de França.
[2] AMIGOS DA ARTE. Zé Peixe: uma vida no mar. SERCORE Artes Gráficas LTDA: Aracaju, dez. 2000. (Col. O livro dos Danados).
[3] IDEM
[4] IDEM. BINDO, Marcia. Zé Peixe. VIDA SIMPLES PRA QUEM QUER VIVER MAIS E MELHOR. Disponível em: http://vidasimples.abril.com.br/subhomes/gente/gente_235467.shtml.
[5] IDEM.
[6] AMIGOS DA ARTE. Zé Peixe: uma vida no mar. SERCORE Artes Gráficas LTDA: Aracaju, dez. 2000. (Col. O livro dos Danados). Pág. 25
[7] AMIGOS DA ARTE. Zé Peixe: uma vida no mar. SERCORE Artes Gráficas LTDA: Aracaju, dez. 2000. (Col. O livro dos Danados).
 ........................................
 Texto reproduzido do blog: junascimentohistoriando.blogspot

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, de 13 de janeiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário