sábado, 2 de abril de 2016

Oviêdo Teixeira - Memórias do "Sujeito"



Publicado originalmente no site Guia de Itabaiana.

Oviêdo Teixeira - Memórias do "Sujeito".

Nascido em 9 de abril de 1910, Oviêdo Teixeira foi o quinto filho, dentre os catorze gerado por João Teixeira e Maria São Pedro Teixeira, conhecida como Dona Caçula. A vida da família era dividida entre a Fazenda Taquari, na fronteira com Frei Paulo, e o sítio Santa Cruz, próxima à matriz de Itabaiana. Para a maioria das famílias daquela época, desprovida da industrialização, a rotina do viver era idêntica: lavrar a terra, semear, dar os tratos culturais e aguardar a colheita, que servia em primeiro lugar, para o sustento e a sobrevivência. Todavia, o destino de Oviêdo não estava atrelado apenas à vida do campo. O Sr. João Teixeira e Dona Caçula desejavam muito mais para seus filhos.

Respaldado pelo exemplo de seu pai e aliado ao rigor dada pela matriarca Dona Caçula, Oviêdo teve o alicerce sólido para a construção de um futuro promissor. Muito cedo, aos nove anos de idade, foi encaminhado na digna tarefa de trabalhar. Seu primeiro serviço foi no comércio de Itabaiana, na Casa Mesquita. O ramo era o comércio de tecidos.

Toda Segunda-feira, Oviêdo freqüentava um local que lhe foi de grande valia para consolidar a experiência e lapidar o tino comercial para ser bem sucedido no indispensável ramo do comércio. Era a feira de negócios da cidade de Itabaiana e região circunvizinha, conhecida como Saco do Ribeiro (atualmente Ribeirópolis).O tempo foi passando. O menino Oviêdo cresceu, transformando-se em um jovem com inesgotável vontade de trabalhar e de vencer na vida. Adorava o comércio. Aos 19 anos, Oviêdo, já era gerente de compras da Casa Mesquita. Mas sonhava mais alto. Almejava abrir seu próprio negócio, e foi o que aconteceu.

Na plenitude da sua vida, Oviêdo tinha como atividades empresariais à direção da Cimavel. Foi criador e patrono da Norcon, Discar e Bomfim; além de atividades sociais que fazia parte como a Associação Comercial de Sergipe no biênio 1959/1960; foi o fundador e 1º Presidente do Clube dos Diretores Lojistas de Aracaju; presidente do Rotary Clube de Aracaju; diretor da Associação de Criadores de Estado de Sergipe; diretor e conselheiro da Associação Brasileira de Criadores de Zebu; além de ter sido fundador do MDB – Movimento Democrático Brasileiro, e Deputado Estadual em Sergipe no período de 1974-1978.

Em 02 de julho de 2001 morre aos 91 anos de idade, um dos maiores empresários que Sergipe já teve, deixando uma lição de vida e um legado de prosperidade e honestidade para sua família e todos os sergipanos.

A Trajetória de um vencedor:

- 1910 – Nasce Oviêdo Teixeira em 09 de abril na Fazenda Taquari em Itabaiana. Filho de João Teixeira e D. Caçula. Morando por muitos anos no sítio Santa Cruz onde foi construído o atual estádio Presidente Médici.

- 1919 – Aos 09 anos de idade, começa a trabalhar no ramo de tecidos como funcionário da Casa Mesquita em Itabaiana.

- 1929 – Oviêdo, com o apoio da mãe, abre seu próprio negócio – a Casa Teixeira, em Saco do Ribeiro atual cidade de Ribeirópolis.

- 1931 – Os negócios crescem e aos 21 anos de idade Oviêdo instala a matriz da Casa Teixeira na cidade de Itabaiana.

- 1933 – Sua mãe, concorda em vender a Fazenda Taquari com o objetivo de investir na Casa Teixeira.

- 1933 – Com o produto da venda da Fazenda Taquari – 34 contos de réis, Oviêdo embarca no navio Itaquara com destino as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo para comprar diretamente dos fabricantes mercadorias para sua loja.

- 1935 – Oviêdo casa-se com Alda Mesquita filha do seu ex-patrão. Desta feliz união nasceram sete filhos José Carlos, Gilza Maria, Luiz Antônio, Tarcísio, Maria Celi, João e Ana Maria.

- 1939 – Conquistando novos horizontes, instalou a Casa Teixeira na capital sergipana, criando conceito e reputação incomparáveis.

- 1942 – Adquiriu a Fazenda Salgado, no município de Frei Paulo, onde desenvolveu a criação de gado Zebu, raça Indu-Brasil. O estado de Sergipe adquiriu fama nacional como celeiro produtor dos melhores exemplares desta raça.

- 1960 – Estimulou e apoiou o genro José Lauro Menezes a adquirir a empresa de ônibus Bomfim.Oviêdo manteve para si uma linha de ônibus que operava entre Aracaju e Itabaiana durante cerca de 20 anos.

- 1961 – No dia 21 de dezembro de 1961, numa atitude pioneira, Oviêdo funda o Clube de Diretores Lojistas de Aracaju, que mais tarde se chamaria CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas. Este foi um importante marco para o desenvolvimento do comércio de Sergipe.

- 1962 – Adquiriu a concessionária Ford, que mais tarde seria denominada Cimavel, a e Saboaria Celeste. E, no mesmo ano adquiriu também a Sociedade Nordestina de Construções – atual Norcon.

- 1964 – Com a instalação do Regime Militar no país, participou juntamente com o seu filho mais velho José Carlos Teixeira da criação do MDB em Sergipe.

- 1968 – Oviêdo fecha a Casa Teixeira, saindo do ramo do comércio de tecidos, para a cuidar de seus novos e promissores empreendimentos.

- 1970 – Última investida empresarial, juntamente com o irmão Elpídio e seu genro Carlos Lyra compra a Discar.

- 1974 – Eleito Deputado Estadual. Desiludido com a vida político-partidária, logo após afasta-se, para se dedicar a sua vida empresarial.

- 1979 – Das poucas tristezas da vida a maior foi a doença fatal que levou sua esposa Alda para o leito, privando-a do convívio festivo do lar.

- 2001 – Um dos maiores empresários que Sergipe já teve morre aos 91 anos de idade deixando uma lição de vida e um legado de prosperidade e honestidade para sua família e todos os sergipanos.

Frases do "Sujeito":

- “Existem momentos na vida em que não podemos titubear na tomada de decisões, mesmo que sejam dolorosas para o coração. O que prevalece é a razão”.

- “Não há um mal que não traga um bem, pois só percebemos com o passar do tempo que Deus está enviando uma mensagem”.

- “A vida é construída através de decisões ousadas”.

- “É preciso acabar com este povo pessimista. O Brasil é um país de futuro”.

- “Ainda não perdi a esperança de chegar o inverno. Ele chega já”.

- “Na nossa vida, não há problema sem solução”.

- “Não existe crise quando as pessoas estão dispostas a trabalhar”.

- “Só se vence com trabalho”.

---------------------------
Fonte de consulta: Minha Vida – Oviêdo Teixeira,
por Lúcio Sérgio de Andrade.
---------------------------
Texto reproduzidos do site: guiadeitabaiana.com.br

Postagem originária do Facebook/GrupoMTéSERGIPE, de 01 de abril de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário