domingo, 18 de janeiro de 2015

Lilian Rocha revive em livro história de amor dos pais



Fotos: Portal Infonet.

Infonet - Cultura - Noticias - 16/01/2015.

Lilian Rocha revive em livro história de amor dos pais.

Livro é intitulado "Para sempre seu... ...Da sempre sua”

A escritora Lilian Rocha transformou o começo da história de amor dos seus pais, Petrônio Gomes e Mara Gomes, em um livro. Envolvida pelos relatos contidos nas cartas trocadas pel casal durante a adolescência e a parte da vida adulta, a autora criou a obra "Para sempre seu... ...Da sempre sua”.
Lilian conta que os pais se conheceram no Colégio Estadual Tobias Barreto, mas se afastaram durante o ensino médio, voltando a se encontrar alguns anos depois. O namoro superou a distância e resistiu até o casamento.

“Ele viajou para o Rio de Janeiro e ela foi morar em Salvador. Alguns anos depois, ela foi ao Rio e eles se encontraram. O namoro reacendeu e eles começaram uma intensa troca de correspondências, já que ela voltou para Salvador. Eles trocaram correspondências por três anos, se viam duas vezes ao ano. Noivaram e depois se casaram no Rio de Janeiro”, conta.

A escritora conta que conhecia a história de vida dos pais, mas não sabia da existência das cartas. “Eu não sabia que as cartas estavam preservadas. Quando li, fiquei apaixonada pela história, porque é uma coisa envolvente. Meu pai com apenas 20 anos, já demonstrava que tinha um estilo envolvente e apaixonante de escrever”, destaca.

“É tudo em tempo real, como se eles estivesse narrando tudo sobre o tempo em que eram jovens e moravam na casa dos pais, sobre o dia a dia deles. É como voltar ao passado e espionar a vida dos meus pais", comenta.

Para Lilian, o nome da obra, representa toda a história do casal. “É um nome que explica tudo. É como se fosse a despedida deles. Eles às vezes faziam isso. É uma coisa eternizada, eles estão um para o outro desde 1943”.

Contribuição.

De acordo com Lilian, a história de vida dos seus pais representada em um livro significa um presente para a família e também uma importante contribuição histórica. “Esses relatos tem um valor histórico e literário fantásticos. São coisas muito antigas, fatos históricos vividos por eles, como o quarto centenário de Salvador que minha mãe assistiu, e o atentado ao general Mark Clark que meu pai viu de perto”, relembra.

Petrônio e Mara tem 86 anos da idade e estão casados há 64 anos. O casal tem seis filhos, 17 netos e três bisnetos.

Por Verlane Estácio.

Texto e imagem reproduzidos do site: infonet.com.br/cultura

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, de 17 de janeiro de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário