terça-feira, 18 de março de 2014

Brasão de Aracaju completa 59 anos de história (2014)


Aracaju, 159 anos.

Brasão de Aracaju completa 59 anos de história.

No dia 17 de março se comemora o aniversário de Aracaju (159 anos). É importante os aracajuanos conhecerem e homenagearem um dos símbolos mais importantes da cidade: o Brasão de Armas, que completou 59 anos em janeiro, ou seja, é um século mais jovem do que a capital sergipana.

Criado pela lei n° 6, de 27 de janeiro de 1955, o Brasão de Aracaju, como afirma o professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Sergipe (Cefet-SE) e historiador Amâncio Cardoso, "pode ser fonte preciosa para conhecermos a história através das simbologias heráldicas e para entender a construção de nossa identidade". Desse modo, o brasão é capaz de fornecer algumas informações relevantes sobre a história da cidade.

O professor Amâncio observa, ainda, uma característica curiosa do brasão aracajuano, ou melhor, uma falha cometida em sua confecção. Desenhado pelo artista plástico Florival Santos, o símbolo apresenta a base do escudo em formato francês quando deveria possuir o formato português, como instituiu a lei n° 6 de 1955.

"Observando o escudo, pode-se perceber que sua base possui um bico à ponta e ângulos inferiores curvilíneos. Para tal equívoco ser corrigido é preciso que mudem a base do escudo para o formato arredondado. Desse modo, o brasão não passaria mais a falsa ideia de que Aracaju fora colonizada por franceses", revela Amâncio.

Olhar rapidamente o Brasão de Aracaju pode despertar uma série de interpretações nos leigos que se interessam pela história da capital sergipana. A cruz, o cata-vento e o sal, o coqueiro e a roda dentada, entre outros elementos presentes, dizem muito sobre o povo, a economia e a política locais. Vale à pena dedicar algumas horas desvendando os detalhes dessa valiosa simbologia.

Fonte: CARDOSO, Amâncio. Brasão de Aracaju: cinquentenário de um símbolo. Jornal da Cidade. Aracaju, 17 de março de 2005. Edição especial do sesquicentenário.

Imagem e texto* reproduzidos do site: swapi.com.br
*Texto editado para atualização.

Postagem originária da página do Facebook/Minha Terra é SERGIPE, de 16 de março de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário