quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Morre o artista plástico Leonardo Alencar

Foto reproduzida do site: leonardoalencar.com.br

Publicado originalmente no site do G1/SE., em 01/10/2016.

Leonardo Alencar faleceu na madrugada deste sábado.
Artista plástico estava internado há mais de um mês na UTI.
Ele tinha 76 anos, teve quatro casamentos e três filhos.

Anderson Barbosa.
Do G1 SE

O artista plástico Leonardo Fontes faleceu por volta das 2h da madrugada deste sábado (1) em um hospital da Zona Sul de Aracaju. Segundo familiares, ele estava internado há um mês e sete dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por causa de uma infecção causada por complicações em uma cirurgia de câncer de pele.

“Cuidei dele com amor, carinho e dedicação exclusiva. Vou guardar do Leonardo Alencar a paz que ele transmitia pra gente”, declarou a esposa Racilda Aragão de Alencar, que morava com ele há 34 anos.

Amigos e admiradores do artista plástico prestam as últimas homenagens em um velatório localizado na Rua Itaporanga, 436, no Centro de Aracaju. O sepultamento ocorre às 16h no Cemitério Colina da Saudade, no Bairro Jabutiana.

Amor a arte.

Era tanto amor pela arte, que Leonardo fazia da casa onde morava com a esposa um ateliê. Por todos as paredes havia obras do artistas, fragmentos da história que será sempre lembrados pelos sergipanos.

Biografia.

Leonardo Fontes de Alencar nasceu no dia 7 de abril de 1940, na cidade sergipana de Estância. Era filho do jornalista, advogado e poeta Clodoaldo de Alencar, começou a se interessar pelas artes ainda na infância.

Aos 20 anos fez a primeira exposição, em Salvador (BA). Em 1963 entrou para a Escola de Belas Artes, na Bahia, onde foi professor no ano seguinte.

Viveu na Europa por três anos, onde expôs obras e desenhou para revistas locais. Nos anos 1980 retornou para Aracaju com a ideia de fortalecer o cenário cultural do estado. Em 2011 foi destaque no documentário 'Terra a Dentro, Mar a Fora', do diretor Fábio Pamplona.

Leonardo Alencar é membro de Metropolitan Museum of New York, MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Museu da Gravura Brasileira – Bagé, RS, Confraria dos Bibliófilos do Brasil, Sindicato dos Artistas Plásticos do Estado de São Paulo, AIAP – Associação Internacional dos Artistas Plásticos (Unesco), Associação Sergipana de Imprensa, Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e do Partners of America: Rhode Island.

Leonardo de Alencar teve três casamentos e quatro filhos.

Texto reproduzido do site: g1.globo.com/se

Postagem originária do Grupo do Facebook/Minha Terra é SERGIPE, de 01/10/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário