sábado, 2 de fevereiro de 2013

Mário de Araújo Cabral


Mário Cabral.
Por Luiz Antônio Barreto

Advogado e professor, poeta e crítico, ficcionista e cronista de Aracaju, Mário de Araújo Cabral, nasceu em Aracaju e a esta cidade dedicou parte de sua vida e de sua obra. Aqui iniciou-se no jornalismo, publicando em 1934 artigo de desagravo à memória de Tobias Barreto, maltratado pela virulência de Agripino Grieco. Começava ali uma vocação que duraria para sempre e responderia por uma vasta obra que representa uma enorme contribuição à cultura brasileira, com especialidade a Sergipe e a sua capital. Sócio de Paulo Costa no Sergipe Jornal, velha folha política que serviu a Graccho Cardoso e a Pereira Lobo, contando com as penas geniais de Clodomir Silva e Artur Fortes, colaborou com A República, dirigido por Gonçalo Rollemberg Leite, e com outros jornais sergipanos, deixando um rastro de luminosidade em suas páginas.

Advogado, Procurador do Município e nesta condição Prefeito de Aracaju, deixou seu nome gravado, de forma indelével, na edição primacial da Revista de Aracaju, seleta de textos antológicos, de autores que formaram, entre a primeira e a segunda década do século XX, na escola dos grandes que dobraram o século XIX e fixaram seus nomes nas páginas da história cultural brasileira. Mário Cabral é um sobrevivente da geração de Fernando Porto, José Calasans, Lauro Fontes, Passos Cabral, Omer Monte Alegre, Raimundo Souza Dantas, Paulo de Carvalho-Neto, José Sampaio, que ilustraram os jornais sergipanos com seus ensaios, poemas, suas opiniões e posições políticas. E com a morte dessa constelação ele permaneceu só, recluso em sua casa na Barra, na capital baiana, mas atento aos amigos novos, aos intelectuais que surgiram, estimulando com suas palavras sinceras, ajustadas ao espírito, a tantos quantos batiam à sua porta ou se valiam da comunicação epistolar, a mais recorrente, ou telefônica. A dois de abril de 2009, morreu, portanto, o último dos grandes.

Em 1995, na casa de José Calasans, estiveram reunidos Fernando Porto, Mário Cabral e Lauro Fontes, ases de um jogo lúdico e lúcido, cujas cartas revelavam Sergipe em todos os naipes, e Aracaju como o coringa. Foi um encontro, que promovi e presenciei com Aglaé d'Ávila Fontes e Jackson da Silva Lima, que fez de Aracaju o tema central de evocações e lembranças, visões e sentimentos marcantes na biografia de cada um. Dos quatro, apenas Fernando Porto ficou aqui, para expressar seu talento de pesquisador e de intérprete, dentro e fora das salas de aula. Os demais tomaram a Bahia, onde estudaram e adquiriram formação superior, para acenderem o facho luminoso de suas inteligências, aumentando a riqueza da cultura brasileira na Bahia.

O capítulo biográfico de Mário Cabral na Bahia, porquanto seja igualmente rico de vastidão crítica, sua obra, no geral, é uma obra sergipana, mesmo quando universaliza suas leituras e exerce a crítica literária. É que tudo em Mário Cabral lembra Sergipe, Aracaju, suas recordações, suas amizades, conservadas carinhosamente por décadas seguidas. Acadêmico da Academia Sergipana de Letras desde 1941, era o decano do sodalício, ocupando a Cadeira que tem como Patrono o médico Ascendino Ângelo dos Reis e como primeiro ocupante o magistrado e intelectual Manoel dos Passos de Oliveira Teles, que foi responsável pelo primeiro ordenamento das Obras Completas de Tobias Barreto.

Sua atuação cultural, desde os anos de 1930, foi coroada com a entrada acadêmica e, posteriormente, com a cátedra das Faculdades de Direito e Católica de Filosofia, novidades que abriram a década de 1950, pela visão de homem público de José Rollemberg Leite. Parte de sua obra literária, como Caderno de Crítica, Roteiro de Aracaju, e Crítica e Folclore, editados entre os anos de 1944 e 1952, irretocável, serviu de peão de ordenamento para muitos livros que expõem, para sempre, seu valor como intelectual. Um deles, confeccionado na oficina da alma - Aracaju bye, bye, embora publicado somente em 1995, é uma declaração de amor a sua cidade, um suspiro saudoso de suas lembranças. O último deles, já resenhado neste espaço, foi Seleções, uma antologia de versos, de 2008, o que significa que a velhice não retirou do poeta seu poder criador.

A pesquisa sobre o folclore das crianças de Aracaju, apresentada inicialmente em conferência, e depois incluída em livro, é um registro do maior interesse, que salva a lúdica infantil do descaso e do esquecimento, e merece, de há muito, nova edição, para servir, didaticamente, às escolas aracajuanas e sergipanas. A Prefeitura de Aracaju, que expediu Nota e decretou Luto pela morte de Mário Cabral, tem todas as condições de organizar e editar uma seleta ou editar o livro de folclore infantil, como forma de prestar a mais digna das homenagens, divulgando a obra do intelectual e ex-prefeito.

Fonte: iaracaju.infonet.com.br/serigysite
Foto e texto reproduzidos do site: palacioolimpiocampos.se.gov.br

Postagem originária da página do Facebook/Minha Terra é SERGIPE, em 2 de janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário