Infonet - Blog Luíz A. Barreto - 18/01/2008.
Os 50 anos do Aeroporto.
Por Luiz Antônio Barreto.
Desde 1920 que os aviões passaram pelos céus de Aracaju. Em
8 de julho de 1922 sobrevoou a cidade o Fayre 17, com os portugueses Gago
Coutinho e Sacadura Cabral, que voavam de Lisboa ao Rio de Janeiro celebrando o
Centenário da Independência do Brasil. E em julho de 1923, um Raid Rio-Aracaju
trouxe à capital sergipana 4 hidroaviões, que formavam uma frota de defesa do
litoral, comandada por Protógenes Guimarães. O Tenente José Lobo, filho do ex
Presidente Pereira Lobo, estava entre os visitantes, e por isto mesmo o
Presidente Graccho Cardoso considerou o jovem oficial como o primeiro sergipano
a chegar pelos ares em Aracaju. Foram 11 dias de festas, visitas, homenagens,
missas, e vôos panorâmicos, com autoridades e convidados. Em fins dos anos 20,
os pequenos aviões do Sindicato Condor, representados pelo alemão Carlos
Loeser, começaram a pousar no estuário do rio Sergipe, dando início a um
movimento de transporte que passava a servir ao Brasil.
Com a fundação do Aeroclube de Sergipe, em 1939, ganhava
movimento o Campo de Aviação situado nas proximidades do Matadouro Modelo, com
aviões de várias companhias aéreas, destacando-se a PANAIR, a Santos Dumont, a
Real, a VARIG, o Loide, a VASP, a Sadia, a Transbrasil, e muitas outras, que
entraram e saíram do mercado. A importância do Aeroclube, como escola de
pilotos, ganha relevo em 1942, quando na patrulha da costa sergipana, localiza
náufragos dos torpedeamentos de 15 e 16 de agosto, e revela ao Estado e ao País
a agressão alemã, levando o povo às ruas exigindo uma resposta pronta e
enérgica, ou uma declaração de guerra, quebrando a neutralidade que fora
desrespeitada pelo submarino alemão U-507.
Com o fim da II Guerra, os serviços aéreos foram
modernizados e exigiam campos de pouso adequados. Ainda na década de 1940 foi
escolhida uma área, nas proximidades do Canal de Santa Maria, na Atalaia, para
a construção de um novo aeroporto. As obras, lentas, foram algumas vezes
interrompidas. Questões pendentes, de áreas próximas, na Barreta, no Bacupari,
foram parar na Justiça. Até que, a partir de 1955, o Governador Leandro Maciel
iniciou a construção de uma ponte sobre o rio Poxim, com o intuito de garantir
o acesso fácil ao aeroporto em construção. A ponte ficou pronta em 1956 e
inaugurada em 1957 e além de servir ao aeroporto, serviu para incorporar o
balneário de Atalaia ao centro da cidade, deixando Aracaju de ser apenas uma
cidade ribeirinha, para crescer, também, a beira mar, idéia complementada,
definitivamente, pelo então Prefeito João Alves Filho, ao conceber o bairro
Coroa do Meio, incorporando como solo urbano os terrenos de Marinha ou
acrescidos de Marinha, em 1976.
Em 19 de janeiro de 1958 o Presidente Juscelino Kubitschek,
voando num Super Convair 440, da Real Aerovias (o avião presidencial, um
Viscont, sofreu pane em Fortaleza) desembarcou no Aeroporto de Santa Maria,
inaugurando-o. Sendo o Presidente de um partido, o PSD, e o Governador de
outro, a UDN, a festa ficou restrita ao Aeroporto. Os aliados do Governador
Leandro Maciel queriam que o Presidente inaugurasse, formalmente, a Ponte que
levava o seu nome, mas os pessedistas, liderados por Leite Neto, conseguiram
restringir o evento à inauguração da pista do Aeroporto. Falaram, além do
Governador e do Presidente, os deputados federais Seixas Dória, pela UDN,
Armando Rollemberg, pelo PR, Leite Neto, pelo PSD, e o representante do PTB,
que seria eleito Prefeito de Aracaju, José Conrado de Araújo.
No Governo Luiz Garcia, foi inaugurado, em 1962, o Salão de
Passageiros do Aeroporto de Santa Maria, ornado com painéis de Jenner Augusto,
e dotado de melhores condições do que a pequena casa existente desde 1959. Desde
então, foram feitas reformas e ampliações, a última em 2000, tornando o
Aeroporto de Aracaju um dos mais modernos do Brasil. Para lembrar os 50 anos do
Aeroporto de Aracaju a Superintendência da INFRAERO organizou, no salão térreo,
uma exposição Memorial, com um Centro de Pesquisas sobre a aviação, e um Espaço
Cultural, para recepção turística. Atualmente, apenas duas empresas aéreas
operam em Aracaju: a TAM e a GOL.
Imagem e texto reproduzidos do site:
infonet.com.br/luisantoniobarreto
Foto aérea de Aracaju, tirada pelo Tenente J. Kfuri, em
julho de 1923.
Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, de 4 de outubro de 2013.
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