sábado, 2 de novembro de 2013

Cemitério Santa Isabel, em Aracaju

Foto: José de Oliveira B. Filho.

Placa na entrada do Cemitério Santa Isabel.
Foto: José de Oliveira B. Filho.
Imagem reproduzida do blog: aracajuantigga.blogspot

Cemitério Santa Isabel
Imagem reproduzida do blog: aracajuantigga.blogspot


Cemitério Santa Isabel

O primeiro cemitério da recém criada Aracaju foi construído em 1856 e denominava-se "Cemitério do Alto da Santa Cruz". Estava localizado no final da Rua São Cristóvão no trecho compreendido entre as Ruas Capela e Lagarto. Segundo Luiz Antônio Barreto, era um cemitério cercado de varas e foi visitado pelo Imperador D. Pedro II em 1860. Consta que o Imperador perguntou ao Vigário por que era tão pouco respeitado o jazigo dos mortos e este respondeu que era porque o povo ia à noite furtar a cerca do cemitério para fazer lenha.

Diante de tal situação, tempos mais tarde, o Imperador D. Pedro II enviou recursos para a construção de um novo cemitério, que contou com a ajuda da "Sociedade de São José dos Artistas", que ofereceu 20 oficiais pedreiros com os respectivos serventes, que trabalharam gratuitamente.

O Cemitério de Nossa Senhora da Conceição, atual Cemitério Santa Isabel, iniciou as suas atividades no dia 25/02/1862. As rendas do Cemitério foram entregues ao Hospital de Caridade Nossa Senhora da Conceição, atual Hospital Santa Isabel.

A Associação Aracajuana de Beneficência é a mantenedora dos Cemitérios Santa Isabel e Cruz Vermelha.

Imagens e texto reproduzidos do blog: aracajuantigga.blogspot

Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, de 2 de novembro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário