"No Jornal da Cidade de 24/01/2015, artigo de Anamaria
Gonçalves Bueno de Freitas (DED e NPGED/UFS) sobre a atuação do arcebispo
emérito de Aracaju, Dom Luciano José Cabral Duarte, no campo educacional".
(Samuel Albuquerque).
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Dom Luciano Cabral Duarte e sua atuação no Campo
Educacional.
Por Anamaria Gonçalves Bueno de Freitas.
A celebração dos 90 anos de Dom Luciano Cabral Duarte foi a
inspiração inicial para refletir sobre algumas das ações desse importante
pastor no campo educacional, não apenas em terras sergipanas, mas também além
fronteiras. Assim, tomei a liberdade de escolher alguns fatos de sua biografia
relacionados com a temática.
A atuação de Dom Luciano Cabral Duarte como docente do
ensino superior (na antiga Faculdade Católica de Filosofia, desde sua fundação
em 1951, na Faculdade de Serviço Social, a partir de 1954, e no início da
Universidade Federal de Sergipe) está registrada na memória de seus ex-alunos e
ex-colegas de trabalho. O magnetismo que exercia na sala de aula é lembrado por
muitos. Entre outras qualidades marcantes estão o domínio da oratória, a
erudição, a organização, a disciplina, a atualização e a competência didática.
A docência, no entanto, não foi o único espaço ocupado por
Dom Luciano no campo educacional. Ele também foi membro do Conselho Estadual de
Educação em Sergipe, nomeado em 1963, quando assumiu a liderança da Câmara do
Ensino Superior e da comissão de trabalho que trabalhou em função da criação da
Universidade Federal de Sergipe. No Conselho Federal em Educação exerceu três
mandatos, entre 1968 e 1986, período no qual produziu pareceres e reflexões que
ainda hoje são referência para o debate educacional.
Sua atuação na imprensa – quer seja no jornal católico “A
Cruzada”, que entre 1949 e 1954 contou com a sua direção e colaboração como
colunista, quer seja em períodos posteriores, em outros jornais e revistas, que
circularam na Bahia, em São Paulo e no Rio de Janeiro – enfrentou polêmicas e
críticas na defesa de seus princípios e ideais. Podemos identificar também um esforço
educativo na difusão do catolicismo.
Em 2008, o Prof. Dr. Jorge Carvalho do Nascimento e eu
organizamos, a pedido da presidência do Instituto Dom Luciano Duarte, um livro
intitulado “Escritos sobre Educação e outros temas”. Trata-se da seleção de alguns
textos de autoria de Dom Luciano, publicados em diferentes veículos e suportes
que versavam sobre a temática educativa. A intenção primeira da obra era
disponibilizar para leitores e pesquisadores registros que pudessem estimular a
leitura, o debate e a investigação da produção intelectual do autor.
Como lembrou o Prof. Dr. Edmilson Menezes na apresentação do
livro: “pensamento coerente é sempre um estímulo àqueles que não renunciaram à
prática da autonomia”. Esta é uma das características que perpassa discursos,
conferências, aulas inaugurais e pareceres recolhidos, juntamente com o
estímulo ao debate, a persistência na defesa das ideias e o aprofundamento da
reflexão. Composto por onze capítulos, a referida obra abrange o recorte
temporal de 1953 a 1986. Destaco, a seguir, três deles.
Em março de 1953, Dom Luciano proferiu a aula inaugural da
Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe, destacando a importância da
instituição para o estado. Como afirmou Dom Luciano: “de par com os
conhecimentos científicos, juntamente com as pesquisas técnicas, nós daremos
aos nossos alunos a formação espiritual de suas almas, o modelamento cristão de
seus corações.”
Na Sessão de Encerramento da VII Assembleia Geral da
Associação de Educadores Católicos do Brasil, em julho de 1971, para uma
plateia de 1.200 participantes, ele tratou da problemática da escola católica e
da responsabilidade e fidelidade do educador cristão, e reafirmou a
necessidade: “[...] de uma escola católica presente ao destino dos homens, uma
escola católica para a alfabetização dos adultos, para a promoção dos pobres,
para a formação cristã de todas as classes.”
Em Tóquio, em agosto de 1972, ele proferiu a conferência
intitulada “ Educação de adultos: fator de desenvolvimento social, o trabalho
do Movimento de Educação de Base e o desenvolvimento social”, no Congresso de
Educação de Adultos, promovido pela UNESCO. Neste estudo ele retomou aspectos
significativos da relação entre alfabetização e desenvolvimento, bem como
apresentou resultados positivos da atuação do Movimento de Educação de Base
(MEB), em diversas frentes de ação, entre elas: nas escolas radiofônicas e nos
processos de escolarização direta. Dom Luciano fez questão de salientar, nesta
oportunidade, a missão do movimento: “[...] para o MEB, educar é conscientizar
o homem de seus valores, daí decorrendo dois efeitos primordiais: a) a luta
pela superação dos obstáculos à promoção social, cultural e econômica do homem
marginalizado; b) a possibilidade de o homem tornar-se sujeito agente de seu
destino histórico”.
Nestes breves comentários temos uma amostra da contribuição
intelectual de Dom Luciano Cabral Duarte no campo educacional e de sua
ação/reflexão inteligente, rigorosa, erudita, corajosa, engajada e educativa.
Texto reproduzido aqui do Facebook/Samuel Albuquerque
Postagem originária da página do Facebook/MTéSERGIPE, de 25 de janeiro de 2015.
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