quinta-feira, 31 de maio de 2012

Foto Oití em Aracaju, Década de 70.

Lambe-lambe em Aracaju, Década de 70. Foto: Silas de Paula
Postagem  original na página do Facebook em  30 de Maio de 2012.

José Bonifácio Fortes Neto (1926 - 2004)

José Bonifácio Fortes Neto (1926 - 2004), foi um dos mais ilustres intelectuais sergipanos.
"Crítico e amante do cinema fundou, com outros adeptos da 7ª Arte, um Clube de Cinema, animando a que muitos jovens aderissem às programações especiais de exibição e debate de filmes. O resultado desse trabalho, ao lado de José Lima de Azevedo, Núbia Marques, Alberto Carvalho, foi o surgimento de uma nova geração de críticos, dentre os quais ganharam destaque João Simões Filho, José Carlos Monteiro e Ivan Valença (...)". (Extraido de artigo de Luís Antônio Barreto).

Postagem original na página do Facebook em 29 de Setembro de 2011.

Dr. Antônio Garcia Filho

Dr. Antônio Garcia Filho
"Poucos homens construíram um perfil tão múltiplo, tanto na compreensão da realidade, quanto na criação de linguagens, como Antonio Garcia Filho, nascido em 1916 e falecido em 1999". (Luís Antônio Barreto).


Postagem original na página do Facebook em 30 de Março de 2012.

Dr. Augusto Leite e o Hospital de Cirurgia

DR. AUGUSTO LEITE, UMA DAS EXPRESSÕES MAIS ALTAS DA MEDICINA SERGIPANA
HOSPITAL DE CLÍNICAS DR. AUGUSTO LEITE.

Postagem original na página do Facebook em  30 de Março de 2012.

Dr. João de Andrade Garcez

"JOÃO DE ANDRADE GARCEZ, cirurgião-dentista, ligado ao Hospital de Cirurgia e a criação da Faculdade de Medicina, sendo, ainda, Governador do Estado, nascido em Laranjeiras". (AM).

Postagem original na página do Facebook em 30 de Março de 2012.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

08/03/2007, Dia Que o Bairro S. José Ficou Assustado e Triste

"Oito de março de 2007, dia em que o Bairro São José ficou assustado e triste. Um incêndio de grandes proporções destruiu a Loja Pisolar. Localizada na Avenida Edézio Vieira de Melo, esquina com a Rua Zaqueu Brandão, a loja foi totalmente reconstruída, sendo hoje uma das maiores no ramo de material de construção de Aracaju". (AM).

Postagem original na página do Facebook em 28 de Maio de 2012.

A História Virando Poeira, Casa da Rua Itabaiana

"Mais uma casa antiga, esta que era situada à Rua Itabaiana, próximo da Praça Tobias Barreto, que poderia ser um 'Patrimônio Histórico', vira poeira, tudo em nome da especulação imobiliária. Hora de lembrar o Cine Rio Branco, a casa do Dr. Augusto Leite..." (AM).

Postagem original na página do Facebook em 8 de Abril de 2012.

Estátua de Fausto Cardoso, na Praça do Mesmo Nome

Estátua de Fausto Cardoso, na Praça do mesmo nome, em Aracaju.
Foto do Blog consorciocultural

Postagem original na página do Facebook em  30 de Maio de 2012.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Tribunal de Relação, Hoje Memorial do Judiciário

"Rua Itaporanga, na esquina com a Praça Olímpio Campos, por volta de 1910. Em destaque o prédio do Tribunal de Relação (hoje memorial do judiciário), inaugurado em 1885. O bonde com tração animal que se vê na foto foi implantado em 1909, e em 1926 foi substituído por bondes elétricos".(PRDB).

Postagem original na página do Facebook em 24 de Março de 2011.

sábado, 26 de maio de 2012

Homenagem ao Grande Educador Monsenhor Carvalho

"Homenagem ao grande educador Monsenhor Carvalho, que está deixando a direção do Colégio Arquidiocesano, depois de 52 anos de dedicação". (AM).

Postagem original na página do Facebook em 25 de Maio de 2012.

Wellington Mangueira

O presidente do Cotinguiba, Wellington Mangueira

Postagem original na página do Facebook em  10 de Outubro de 2011.

Os 80 Anos de Dr. Leonardo Leite (1873-1953)

"DIPLOMADO PELA FACULDADE DE DIREITO DA BAHIA EM 1894, FOI PROMOTOR PÚBLICO, JUIZ DE DIREITO E SENADOR PELO ESTADO DA BAHIA. EM 1911 TRANSFERIU-SE PARA ARACAJU, CONVIDADO QUE FORA PARA ASSUMIR O CARGO DE CHEFE DE POLÍCIA DE ARACAJU PELO ENTÃO GOVERNADOR RODRIGUES DÓREA. FOI TAMBÉM PROFESSOR DO ATHENEU, NA CADEIRA DE MORAL E CÍVICA E JUIZ DO TRE. FOI UM DOS FUNDADORES DO SAME E DA OAB-SE - SUA CARTEIRA PELA SECÇÃO DE SERGIPE É A DE Nº 1. CASOU-SE COM MARIA DELMIRA DE CARVALHO LEITE, QUANDO ESTA TINHA 14 ANOS DE IDADE, E TIVERAM 20 FILHOS, TENDO CRIADO 17. MORAVAM EM UMA CASA NA ESQUINA DA PRAÇA CAMERINO, QUE FOI POSTERIORMENTE TOMBADA PELO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E HOJE PERTENCE AO IPHAN".
 (Lulu Leite).

Postagem original na página do Facebook em 1 de Outubro de 2911.

Professor Raimundo Valquírio Correia Lima

"Raimundo Valquírio Correia Lima nasceu em Várzea Alegre-CE no dia 17 de Abriu 1924 . Casado com Isabel Sobreira Correia (a nossa querida dona Bezinha), chegando em Sergipe nos anos 50 ". (Zil Sobreira).

Postagem original na página do Facebook em 9 de Outubro de 2011.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Colégio Brasília, na Avenida Ivo do Prado (Rua da Frente)

"Essa merece! Educandário Brasília. E ai nos saímos do Brasil p ver as fachadas art decor em Miami beach". (AMB).

Postagem original na página do Facebook em 28 de Setembro de 2011.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Turma de 1969 do Educandário Brasília

Postagem original na página do Facebook em 30 de Setembro de 2011.

Praça do Palácio, Aracaju Antiga

Postagem original na página do Facebook em 3 de Outubro de 2011.

Edifício Atalaia, Avenida Ivo do Prado, Aracaju


Postagens na página do Facebook em 1 de Outubro de 2011.

Antigo Trapiche Lima, Avenida Rio Branco, Aracaju Anos 50

Postagem original na página do Facebook em 3 de Outubro de 2011.

Barco Tototó, Singrando Pelo Rio Sergipe

Postagem original na página do Facebook em 29 de Setembro de 2011.

Adalberto Moura e Del Martins Moura

"UM SER HUMANO MARAVILHOSO, HOMEM ÍNTEGRO E PROBO, COMPADRE DE MEUS PAIS, AMIGO FIEL DA NOSSA FAMÍLIA DESDE A JUVENTUDE, DOS TEMPOS DO BANCO DO BRASIL: ADALBERTO MOURA. A ELE, MINHA HOMENAGEM E A TODA A SUA FAMÍLIA. NA FOTO, EM UM MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO COM O MEU PAI. — com Del Martins Moura". (Lulu Leite).

Postagem original na página do Facebook em 4 de Outubro de 2011.

Um dos Primeiros Mercadinhos de Aracaju

"Este estabelecimento, se não estou enganado, muito depois dos Armazéns, foi um dos pioneiros aqui em Aracaju, juntamente com a Fonseca e Gamaliel na rua Itabaianinha, no modo de venda "Pegue e Pague", hoje conhecido como MERCADINHOS, que viraram Supers e depois Hipers Mercados". (AM).

Postagem original na página do Facebook em 2 de Outubro de 2011.

Delícias do Cardápio Sergipano

Postagem original na página do Facebook em 1 de Outubro de 2011.

Ponte Construtor João Alves

PONTE CONSTRUTOR JOÃO ALVES*
* Construtor João Alves, foi pai do ex-governador João Alves Filho e um dos pioneiros na construção civil sergipana.
Postagem original na página do Facebook em 1 de Outubro de 2011.
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=279798898705898&set=o.259696634059007&type=1&theater

terça-feira, 22 de maio de 2012

In-Memória Deputado Antônio Torres Junior 1966...

"Túnel do tempo: 1- In-memória meu pai,Deputado Antonio Torres Junior 1966. 2- Ângelo 07/09/1966. 3 - Ângelo 10/1956. 4 - A mana Ângela Margarida e Ângelo sentados no muro da casa onde morávamos na rua maruim nº 699 hoje se encontra edificada a igreja adventista central de Aracaju. Detalhes das fotos Viana Santana - Aracaju-Se". (Ângelo Maurício Torres).

Postagem original na página do Facebook em 18 de Maio de 2012.

Em Busca do Coração de Luiz Antonio


 Luiz Antonio Barreto (1944 -2012).

Se não bastar tudo o que já se disse sobre Luiz Antonio Barreto, para que se imortalize sua invejável teimosia intelectual na defesa da cultura sergipana e na persistência da sergipanidade, diga-se a favor dele que era um companheiro de fidelidade inconteste, um parceiro de profícuos bate-papos em roda de amigos, um sujeito perspicaz e bem humorado, elegantemente mordaz e carinhoso com todos nós, os distinguidos com a deferência de acolitá-lo na vida social.

Sim. Era natural nele estabelecer um Cenáculo em torno de si e das suas idéias, onde os circunstantes comungassem o pão da sua inteligência privilegiada. Nos últimos tempos fui um pretenso discípulo seu, com tal dedicação que, certamente, já estava perto de me inscrever entre os seus privilegiados amigos do coração. Agora eu já o sou, alçado pela dimensão de vazio que sua ausência causa ao meu dia a dia.

 Na minha juventude tive sérios embates com Luiz, tomado pela santa arrogância juvenil que me inspirava à rebeldia. Afinal, ele sempre foi um medalhão. Mas Luiz sempre me foi caro, desde os anos 1970, quando incitava a cidade à resistência cidadã com as armas da literatura “de protesto”, editando a revolucionária revista “Perspectiva“, produzida a partir de uma célula anárquica sediada na Galeria “Álvaro Santos”, onde a geração de resistentes que o ouvia se homiziava.

 Era-me imperioso conhecê-lo melhor. Deu-se, então, que na minha primeira viagem ao Rio de Janeiro, Luiz me deu pousada em seu apartamento na Av. Nossa Senhora de Copacabana - a bacanagem da época - onde ele vivia um dos seus muitos amores com uma dama seqüestrada da vida provincial de Aracaju para os seus braços, convenientemente exilados na capital cultural do país.

 É esse Luiz Antonio, amante de grandes mulheres, cabra descolado e afoito à sofreguidão da vida plena que eu quero acrescentar ao que se conta dele.

No cafezinho do Shopping, onde ultimamente comandava uma mesa avantajada de admiradores, Luiz exercia a plenitude do seu gênio contando piadas, resvalando o olho de macho satisfeito com a mulher que, em casa, amava muito, com a espiadela incontrolável aos rabos de saia que passavam. Gostava de pulha, um costume lagartense que o conservou menino e, embora nunca verbalizasse por elegância e respeito, conservou-se refratário às conquistas afetivas da modernidade, embora minha presença entre os seus negasse qualquer intransigência.

 Luiz Antonio Barreto é uma ponte sólida entre a intelectualidade empedernida das academias e o batente fogoso da vida de artista, um elo, (creio que insubstituível) entre a realidade cultural sergipana e os alfarrábios da história, um homem que perseguiu a boniteza da vida, com nobreza e elegância e se findou respeitado pelo que acertou na vida.

Luiz, guarde-me uma cadeira no cafezinho do céu.

Amaral Cavalcante


Postagem original na página do Facebook em 21 de Maio de 2012.

Cheia do São Francisco, Década de 70, Propriá-Se.

Churrascaria Beira Rio, em Propriá-Se. Década de 70. Foto do site propriadeantigamente.

Postagem original na página do Facebook em 21 de Maio de 2012.

Antiga Foto da Ponte da Coroa do Meio, em Aracaju

Ponte da Coroa do Meio (Foto inédita por aqui). Foto de Carllos.costa.

Postagem original na página do Facebook em 21 de Maio de 2012.

Vista aérea da Ponte da Coroa do Meio, em Aracaju

Vista aérea da Ponte da Coroa do Meio (foto inédita por aqui). Extraída do site placesdonkey
Panoramio Photo Of Aracaju Sergipe Brazil.

Postagem original na página do Facebook em 20 de Maio de 2012.

Biscoitos Briceletes, Convento das Carmelitas, São Cristóvão

Biscoitos Briceletes no Convento das Carmelitas, em São Cristóvão.

"(...) Nenhuma visita a São Cristóvão fica completa sem os deliciosos briceletes, biscoitos fininhos e crocantes. O produto é vendido somente no Convento das Carmelitas, onde as freiras preparam a receita desde o século 16. Os briceletes são feitos com farinha de trigo, leite, ovos, açúcar e raspas de limão e de laranja. O pacote com quatro unidades sai por R$ ?. Compre vários, mas tome cuidado para os quadradinhos não chegarem esfarelados no fim do passeio". (estadao.com.br).

Postagem original na página do Facebook em 18 de Maio de 2012.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Antiga Foto do Iate Clube de Aracaju

Foto acervo A Gentil.
Postagem original na página do Facebook em 1 de Outubro de 2011.

Ponte Construtor João Alves, Rio Sergipe, Aracaju

Foto de Victor Balde
Postagem original na página do Facebook em 24 de Setembro de 2011.

Medeiros e Seus Big Boys - 1967

"REMINISCÊNCIAS EM FOTOS: MEDEIROS & SEUS BIG BOYS - 1967". (LO).
Postagem original na página do Facebook em 16 de Maio de 2012.

Bairro 13 de Julho (Antiga Foto de Walmir Almeida)

Postagem original na página do Facebook em 24 de Setembro de 2011.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Antiga Foto da Orquestra "Los Guaranis"

Postagem original na página do Facebook em 15 de Maio de 2012.

Homenagem a Pe. Humberto Leeb


Postagem original na página do Facebook em 12 de Setembro de 2011.

José Tadeu Cruz


"José Tadeu Cruz nasceu na cidade de Itaporanga D`Ajuda, interior sergipano,no dia 26 de outubro de 1950. Seus pais: Alfredo da Cruz e Maria José Cruz. A sua infância foi igual a da garotada da época, jogando futebol, nos bairros.No final da década 60 e início da década 70, Tadeu Cruz, já residindo na capital sergipana, foi estudar no Colégio Tobias Barreto e lá jogou futebol de salão em competições internas, entre salas. Ele recorda que jogou ao lado do hoje desportista Edson da Celt. O certo é que Tadeu, na sua adolescência, não se importou com a carreira de jogador e sim estudar, mediante fiscalização de seus diletos pais.
Em 1965, Tadeu Cruz fez a sua primeira investida na imprensa sergipana, integrando a equipe esportiva de Silva Lima, na Rádio Liberdade, levado pela dupla João Batista de Santana e Fernando Dória. Tadeu Cruz brilhou na “Equipe Pau-de-arara” de Silva Lima, como repórter de pista. Lembro-me bem, ele atuando com sua “boina” na cabeça, nas pistas do Estádio Adolfo Rolemberg e Estádio Estadual de Aracaju, onde hoje fica o Estádio do Baptistão (...)”. (JOEL BATALHA).

Postagem original na página do Facebook em 18 de Setembro de 2011.

Orquestra Los Guarani com Nelson Ned em Aracaju

Postagem original na página do Facebook em 23 de Setembro de 2011.

Antiga Foto da Orquestra "Los Guaranis" de Lagarto-SE

Postagem original na página do Facebook em 22 de Setembro de 2011.

N. Souza, Orlando Dantas, Eurico Amado..., Dom Távora, S. Dórea

"Diversos personagens nesta foto. Quem são?" (PRDB).
*Nelson Souza, Orlando Dantas, Eurico Amado..., Dom Távora e Seixas Dórea.
Postagem original na página do Facebook em 8 de Setembro de 2011.

The Top’s - Marcos, Carlinhos, Marcelo e Pascoal

The Top’s (primeira formação: Marcos, Carlinhos, Marcelo e Pascoal)
Postagem original na página do Facebook em 20 de Setembro de 2011.

sábado, 12 de maio de 2012

Rubina Hotel

"Minha homenagem a uma mulher que não se abateu com o preconceito das famílias tradicionais, tentando destruir sua moral e empreendimento, o Hotel Rubina. MARIA RUBINA, era doméstica e nasceu em Laranjeiras em 23/05/1898". (LCF).

Postagem original na página do Facebook em 15 de Setembro de 2011.
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=151653504925678&set=o.259696634059007&type=1&permPage=1

José Calumby Filho

"QUEM SE LEMBRA DE DR. JOSÉ CALUMBY, ANGIOLOGISTA? FOI MEU MÉDICO... FALECEU DENTRO DE UM AVIÃO, QUANDO RETORNAVA DE UMA VIAGEM DE TURISMO..." (LL).

Postagem original na página do Facebook em 15 de Setembro de 2011.

Empresário Raimundo Juliano

"Nascido no município de Estância, RAIMUNDO JULIANO criou seu primeiro negócio, o famoso Bar Central. Sete anos depois, ele deu início ao marco de sua carreira empresarial ao criar a Distribuidora Antárctica Zona Sul. Em 1970, nascia a Disberj. Desde então, o empresário ampliou os seus negócios..." 

Postagem original na página do Facebook em 10 de Setembro de 2011.

Antônia AMOROSA de Menezes

Antônia AMOROSA de Menezes  

"Amorosa é natural de Itabaiana, Nascida em 27 de fevereiro de 1969 tem 42 anos e 25 anos de carreira. Iniciou como radialista aos 14 anos, na Rádio Princesa da Serra. Atuou como atriz do "Grupo Asa Branca", apresentando-se em eventos como o "Encontro Latino Americano de Folclore de Caruaru - PE". Ainda em Itabaiana, escreveu peças de teatro, novelas para rádio, crônicas, além de participar como colunista social do Jornal "O Serrano", foi vencedora do I Concurso de Poesia Falada de Itabaiana, idealizou o "Encontro Cultural em Itabaiana", realizando também um simpósio com o tema: “preservação da Reserva Florestal da Serra de Itabaiana”. Além de todos esses eventos, participou do Pixinguinha 1988 em Sergipe, obtendo 1º lugar em notas e Pixingão no Rio de Janeiro, na sala Funarte Amorosa viveu grandes conquistas em sua vida artística. Além das já citadas anteriormente, obteve sua vitória no festival “Canta Nordeste” promovido pela rede globo nordeste em 93 com a música “Coco da Capsulana” de João Alberto e Ismar Barreto, recebeu prêmio Aclamação Popular no festival de Música de Cascavel no Paraná com a música "Formigueiro" de Neu Fontes,como também o prêmio de melhor intérprete do Brasil na festa da Música Brasileira em 2001 no Rio de Janeiro, interpretando a música “Salada Tupiniquim” também de Ismar Barreto. Para quem não sabe, quando Amorosa veio para Aracaju cantar na taberna do tropeiro em 1985, no mesmo ano foi levada por turistas para São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, além de ser levada por Chacrinha para o Rio ganhando lá o primeiro lugar em seu programa. Amorosa também teve a experiência de ir a Europa realizar 45 apresentações entre Alemanha e Áustria, além de ter cantado ao lado de importantes nomes da música brasileira como Leila Pinheiro, Alceu Valença, Antônio Carlos e Jocáfi, e Paulo Diniz. Participou também de outros projetos como o "Pixinguinha, Pixingão no Rio de Janeiro", sem contar que atuou em várias capitais do nordeste. Criou o projeto “Temporada de arte Sergipana”, o Prêmio Banese de música”. Com essa trajetória, essa artista possui 10 coletâneas e trabalhos solos como o "Iluminada", "Brejeira", "Mulher Nordestina" e "Aldeia". O projeto “Um canto a Sergipe I” é a sua paixão atual. No primeiro cd, ela o lançou ao mercado com uma tiragem de 5000 cópias, mas segundo Amorosa, este trabalho terá seqüência de mais 4 CDS onde ela interpretará músicas de alguns dos novos compositores do mercado Sergipano. Além de cantora, compositora e intérprete, essa artista já escreveu livros como o "Vôo Rasante" e "Translúcida", sem contar o lançamento do Jornal "Notas Musicais", meio de informação responsável pela divulgação da música sergipana, foi também apresentadora de um programa musical pela TV Cidade chamado "Som da Cidade". Seu estilo musical é plural. Ela canta forró, romântico, reggae, samba reggae, frevo e até mesmo o rock. Tem suas grandes referências como Elis Regina, Luiz Gonzaga, Alceu Valença e Chico Buarque. O processo de criação de Amorosa ocorre nos momentos mais inadequados como quando ela está tomando banho, dirigindo numa estrada ou acordando. Os temas que geralmente são abordados em suas letras dizem respeito aos valores da terra, mensagens que transmitam ensinamentos produtivos". (Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre).

Postagem original na página do Facebook em  8 de Setembro de 2011.

Maria Feliciana, a Mulher Mais Alta do Brasil

Postagem original na página do Facebook em 8 de Setembro de 2011.

Professor e Historiador Jorge Carvalho

Postagem original na página do Facebook em 7 de Setembro de 2011.